O prazo final para quem ocupa cargos comissionados na gestão pública é no início de abril próximo. Em Arapiraca, cinco secretários municipais devem solicitarem afastamento dos cargos para concorrerem as eleições proporcionais – vereadores.
São quatro mulheres que ocupam cargos no primeiro escalão, e o secretário municipal Executivo Vytor Ferro. Quatro concorrem pelo MDB, enquanto Marília Albuquerque, secretária de Cultura e Lazer, irá concorrer pelo Partido dos Trabalhadores (PT)
As lideranças femininas que irão concorrer as eleição para a Câmara Municipal de Arapiraca como pré-candidatas; são as secretárias municipais professora Ana Valéria, Cida Bento Inprev, Jackeline Barbosa, Iluminação Pública, e a secretária de Cultura e Lazer, Marília Albuquerque.
No grupo de pré-candidatas mulheres pelo MDB, em Arapiraca está a ex-vereadora Aurélia Fernandes, que ocupa cargo de diretora do Emoar – Arapiraca, pela secretária de Estado da Saúde.
De acordo com a legislação eleitoral, o prazo de desincompatibilização de servidores efetivos ou comissionados é de três meses. Nos casos em que há função de chefia, o afastamento deve ocorrer com antecedência de seis meses do pleito.
No caso de militares da ativa, o prazo de desincompatibilização do serviço para concorrer às eleições é de quatro a seis meses, dependendo do cargo ao qual será candidato e da função que ocupa na corporação militar. Quer dizer, secretários terão que deixar o cargo agora em abril próximo.