Março é um mês que dialoga com universos múltiplos e díspares, portanto, carece de novas e possíveis releituras.
O mês de março conversa com a diversidade e a tradição da história, sob a ótica da raça e do gênero.
Em março tem o 8, consagrado como Dia Internacional das Mulher, que ressalta a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
E 21 , Dia Internacional de Luta Contra o Racismo é um dia de luta contra a discriminação racial, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.
Na ocasião, 69 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um confronto com a polícia. Negr@s protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que exigia que portassem uma caderneta que dizia onde poderiam ir ou não. Mais uma lei instituída no período do Apartheid sul-africano, que durou de 1948 a 1994.
Intersecção entre gênero e raça é central na luta por igualdade.
E para promover um olhar inteligente sobre a diversidade do mês, enfocando gênero e raça, a coordenadora geral da igualdade racial, ( Cogiral), Semuc, Arísia Barros, esteve em reunião com o secretário do gabinete civil, da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, para fazer uma exposição das propostas e alinhar as atividades.
A proposta da Cogiral é ampliar o leque de experiências, demandar responsabilidades, criar espaços de aprendizados e troca de experiências, e nessa perspectiva, o Comitê Intersetorial Municipal da Igualdade Racial será o grande promotor da ação do 21 de março.
O Comitê Intersetorial Municipal de Promoção para a Igualdade Racial, que conta com 20 secretarias e orgãos, foi criado pelo executivo municipal, através da Portaria nº 5.882, de 24 de outubro de 2023 , com o objetivo de substantivar a implementação das políticas antirracistas, como uma rede colaborativa no entrelaçar as múltiplas expertises para o fortalecimento das políticas relacionadas.
Após a escuta atenta, Felipe Lins, o secretário afirmou: ‘-Importante que tenhamos as muitas secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió atuando no comitê, além de mostrar unidade, traduz um aprendizado conjunto.’
É isso, em março, a Prefeitura de Maceió discute gênero e raça.
Equidade!
É o Programa Maceió é Massa Sem Racismo.
Salve, março!