No primeiro dia de trabalho efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar a atividade de mineração da Braskem em Maceió (CPI da Braskem), o relator do colegiado, senador Rogério Carvalho (PT), apresentou requerimento à Petrobras, solicitando as informações que a estatal possua sobre as minas em Maceió. 

 

Além disso, solicitou uma inspeção in loco nos bairros em situação de afundamento de solo em Maceió.

 

A Comissão iniciou seus trabalhos no dia de ontem sem a presença do senador Renan Calheiros (MDB), que solicitou sua saída do colegiado após perder a relatoria para Carvalho. Em relação à inspeção, o senador requereu autorização para a viagem de senadores titulares e suplentes, além de servidores. 

 

Outros órgãos também serão alvo de requerimentos dos senadores, como a Prefeitura de Maceió, o governo do Estado de Alagoas, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério de Minas e Energia. Também serão solicitadas informações à empresa petroquímica Braskem. 

 

O plano de trabalho da Comissão – conforme Rogério Carvalho – ressalta que as investigações não possuirão como alvo apenas a Braskem, mas também companhias que tiveram atuação no setor antes da empresa, confirmando o que já havia sido pontuado por Omar Aziz (PSD), durante o bate-boca com o senador Renan Calheiros, durante a definição da relatoria.