Este ano tem nova eleição para presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) e, até o momento, tudo caminha para a formação de um grande bloco de apoio à reeleição de Vagner Paes.

O acordo que está sendo conversado nos bastidores envolveria, além dos nomes que já integram a gestão, os ex-presidentes Nivaldo Barbosa e Tiago Bonfim. 

É de Nivaldo, inclusive, a indicação do advogado Charles Vieira para presidência da Comissão de Acompanhamento Legislativo da Ordem.

Explica-nos um advogado com trânsito na situação e na oposição:

Desde 2012 há uma espécie de acordo de cavalheiros na Casa pela não reeleição presidencial, lembrando que Omar Coelho foi o último presidente a cumprir dois mandatos consecutivos. 

A tendência em andamento agora, no entanto, é uma aglutinação de forças (inclusive de antigos opositores) para o fim do “pacto” e a recondução de Paes, tendo como vice novamente uma mulher.

Em relação ao cargo de vice, a disputa também já começou. E, entre as candidatas, despontam Anne Ayres e Cris Maya.

Do outro lado, o nome que pode enfrentar Vagner Paes na disputa pelo comando da Ordem é Lavínia Cavalcanti, que foi candidata à vaga do Quinto Constitucional para o TJ-AL em 2022.