Apesar do favoritismo do prefeito JHC, Juca Carvalho, presidente do Cidadania em Alagoas, avalia que a eleição para prefeito em Maceió será decidida apenas no segundo turno.

A presença de nomes da oposição como Alexandre Ayres e/ou Rafael Brito, e outros com maior densidade eleitoral como Ronaldo Lessa e/ou Rui Palmeira, é que o levam a essa análise.

Ele acredita que o prefeito JHC sairá da eleição - especialmente havendo segundo turno - muito desgastado por conta das críticas a que será submetido.  

''Por exemplo, os forrozeiros alagoanos contratados em 2023 até hoje não foram pagos. A Fundação de Cultura não tem R$ 5 mil, R$ 8 mil para pagá-los, deve a deus e a todo mundo''.  

O presidente do Cidadania afirma ainda que, por outro lado, ''o outro setor da Cultura, que funciona na sede da prefeitura pra megashows milionários está em dia com os pagamentos'.

Juca Carvalho também analisa que se o prefeito JHC vencer no primeiro turno será candidato a governador em 2026 porque terá mostrado força e liderança e ''virá atropelando de tal forma que nem Arthur Lira, fora da chefia dos deputados em Brasília, poderá controlá-lo''.