Pelo menos dois deputados federais de Alagoas repercutiram, nesta quinta-feira (15), a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), um presídio de segurança máxima, ocorrida ontem (14).

O deputado federal Alfredo Gaspar cobrou, oficialmente, ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandovski, informações sobre a primeira fuga de prisioneiros de um presídio federal de segurança máxima no Brasil e sobre o planejamento da pasta para a política penal”.

Em requerimento protocolado hoje, o parlamentar lembrou que a fuga acontece menos de 15 dias depois de ele ter solicitado – também oficialmente – ao Ministério da Justiça, o planejamento da pasta para a área de segurança pública, especialmente sobre a prevenção e combate ao crime organizado e à corrupção.

No documento de hoje, Alfredo listou outros questionamentos, a exemplo de quantos detentos estão atualmente nos presídios federais do país; se houve algum informe de inteligência sobre uma possível fuga no presídio federal de Mossoró; e se houve falha na estrutura do Senappen para identificar potencial risco à segurança.

Já o deputado federal Marx Beltrão usou as redes sociais para cobrar explicações do governo federal sobre o assunto.

“É um verdadeiro escárnio a fuga de criminosos da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró. É a primeira vez na história que um fato bizarro assim ocorre. Foi uma grande vitória do crime organizado. Quem será o próximo a fugir? Beira-Mar? O governo deve explicações.