Não há como falar de Carnaval no Sertão alagoano sem mencionar o Bloco Carcará na Folia, agremiação carnavalesca organizada pelo 7º Batalhão de Polícia Militar. E assim nos últimos 29 anos, sempre às sextas-feiras que antecede o Carnaval, cabe ao Carcará a missão de abrir os festejos de Momo em Santana do Ipanema.
Pois ontem, sexta-feira, 9, o bloco mais uma vez arrastou uma verdadeira multidão, mais de mil foliões desfilaram ao som da Banda da PMAL mesmo embaixo de muita chuva. A concentração se deu em frente à Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade até sua dispersão no Centro de Convivência Cônego José Bulhões.
Dentre os blocos carnavalescos organizados por militares o Carcará na Folia ocupa a posição de segundo mais antigo, ficando somente à retaguarda o Bloco Vulcão de Maceió que este ano completou 88 anos. Surgido em meados da década de 90, o cordão surgiu com o intuito de confraternização entre os militares, seus familiares e amigos, além de aproximar ainda mais a instituição da sociedade.
“A tradição está mantida, o Bloco Carcará na Folia abre alas para o Carnaval de Santana do Ipanema e agora é com o Rei Momo”. Brincou o Tenente-Coronel Herbert, Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas.