A região das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, vem despontando como um destino de agroturismo de rara beleza e autenticidade. Além de suas conhecidas praias e cidades históricas, o estado reserva um tesouro nas altitudes serranas, onde a natureza exuberante e a herança cultural europeia, principalmente italiana, se entrelaçam para criar uma experiência turística única.
Este cenário é o palco para uma variedade de atividades de agroturismo que prometem conectar os visitantes com as tradições rurais e a natureza, oferecendo uma imersão na vida do campo, na gastronomia local e nas práticas sustentáveis de agricultura familiar.
Neste contexto, a região das Montanhas Capixabas se destaca não apenas pelas suas paisagens pitorescas, mas também como um exemplo vibrante de como o turismo pode apoiar a economia local, valorizar a cultura regional e promover a conservação ambiental.
A seguir, exploramos 10 atrativos imperdíveis de agroturismo na região, que convidam a descobrir as maravilhas naturais, os sabores autênticos e as experiências genuínas do campo capixaba.
- Parque Estadual de Pedra Azul: Localizado em Domingos Martins, é o um dos principais cartões-postais do estado. Destaca-se pela majestosa Pedra Azul, oferecendo trilhas até mirantes e piscinas naturais.
- Empório Pedra Bonita em Marechal Floriano: No início da rota do agroturismo, o lugar oferece degustação de cafés e produtos locais, incluindo carnes e embutidos. Há também a possibilidade de fazer uma refeição com as delícias da casa.
- Apiário Florin em Domingos Martins: Uma experiência educativa sobre a produção de mel com Arno Wieringa. O holandês radicado há 10 anos no Brasil ensina aos visitantes sobre os tipos de mel e ainda oferece degustação de produtos apícolas.
- Cantinho da Roça e Vale do Empoçado em Afonso Cláudio: O restaurante situado em um belo sítio oferece vivências do cotidiano rural com atividades como a produção de macarrão caseiro. A ‘aula’ acontece sempre no terceiro domingo do mês.
- Fazenda Carnielli em Venda Nova do Imigrante: Uma das mais tradicionais da cidade, a fazenda recebe visitantes para experiências autênticas do agroturismo para conhecer o processo de produção de seu café. Ali há também uma lojinha que comercializa queijos, licores, cachaça, e o famoso socol.
- Fazenda Camocim: Conhecida pelo Café do Jacu, oferece aos visitantes uma imersão na produção deste café raro, incluindo degustação. A produção do café considerado o mais caro do Brasil é feita a partir das fezes da ave.
- Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante: Evento anual que celebra a culinária local italiana na chamada Capital Nacional do Agroturismo. Cada família faz o percurso festivo com seu “polenta móvel”, com degustações e atividades culturais.
- Bistrô Altoé da Montanha em Venda Nova do Imigrante: Oferece pratos típicos da região em um ambiente acolhedor, complementado por uma pousada com vista para as montanhas.
- Exploração da Agricultura Familiar: Passeios pelas propriedades rurais da região permitem aos visitantes apreciar a paisagem capixaba e degustar produtos locais. A queijaria Quintas do Vale é exemplo de roteiro.
- Trilhas e Escaladas no Vale do Empoçado: Além da agricultura, o local é ideal para os amantes de aventura, com trilhas e oportunidades de escalada em meio à natureza exuberante.
Como chegar
A forma mais fácil de fazer o roteiro pelas Montanhas Capixabas é voar até o Aeroporto Internacional de Vitória (VIX) e de lá, alugar um carro para ter mais liberdade de percorrer as cidades. Domingos Martins está a 65 quilômetros do aeroporto.
Garanta aqui passagens aéreas para Vitória
Onde ficar
Onde comer
Quintas do Vale (queijaria e pizzaria)