De acordo com uma fonte ligada ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), a estratégia dos “palacianos” para disputar a Prefeitura de Maceió será – de fato – a de pulverizar candidaturas majoritárias, diante do favoritismo (conforme as mais recentes pesquisas eleitorais) do atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Inclusive, no Palácio República dos Palmares, se discute a possibilidade do PSB – comandado pelo governador Paulo Dantas, por meio da filha Paula Dantas (secretária estadual da Primeira Infância) – lançar candidatura.
Evidentemente que, para isso, o chefe do Executivo estadual teria que trazer um “nome de fora” uma vez que a legenda – atualmente – tem dificuldades até mesmo para a composição de uma chapa proporcional.
Em relação ao MDB, o nome mais cotado é o do deputado federal e presidente do diretório municipal da sigla, Rafael Brito. A ordem é dar palco a Brito para que ele busque capitalizar a “pancadaria” que a oposição está distribuindo para cima do prefeito JHC.
Na recente inauguração da Creche Cria – na região da Grota do Cigano, em Maceió – Rafael Brito já soube aproveitar o espaço.
Em seu discurso, Rafael Brito – que ocupou o cargo de Secretário de Educação em gestão emedebista – apresentou os ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação (Semed) do governo JHC.
Os documentos datam de 2021 e ofereciam três unidades de creche já existente, além de outras 15 a serem construídas, mas – segundo Brito – só recebeu retorno depois de um ano.
Ou seja: Rafael Brito engrossou o discurso de que o governo estadual só assumiu a gestão da Creche Cria porque JHC teria se negado a receber o equipamento em razão da “briga política” entre ele o MDB do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros.
Eis a fala do parlamentar durante o evento: “Enquanto estava à frente da Secretaria de Educação, busquei ao máximo que a Prefeitura de Maceió abraçasse o projeto, assim como o ex-prefeito e atual secretário Rui Palmeira fez à época em que estava à frente do executivo municipal. Mandei ofícios e só tive resposta um ano depois. Em primeiro momento eles aceitaram, mas depois não responderam mais os nossos contatos, não compareceram nas reuniões marcadas. Então restou ao governador Paulo Dantas realizar esse feito inédito e determinar que a Seduc assumisse a gestão das Creches Cria de Maceió, porque a primeira infância sempre foi prioridade do Governo de Alagoas”.
Rafael Brito vai pavimentando o caminho da pré-candidatura dentro de uma estratégia que ainda podem ter – pela oposição – outros candidatos, como o secretário estadual de Infraestrutura, Rui Palmeira (PSD) e o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).
A fonte ainda avalia que a estratégia de lançar Rafael Brito pode ser vantajosa, mas o deputado federal deveria sair candidato por outra legenda, como o PSB. Afinal, em Maceió, o MDB possui dificuldades de emplacar candidaturas, como mostram as pesquisas eleitorais. Porém, diz a fonte, “insinuar isso dentro do Palácio República dos Palmares é comprar uma briga com Renan Calheiros que não quer nem ouvir qualquer tipo de teoria em que o MDB não seja o protagonista”.