Maceió é o destino nacional mais procurado para o Carnaval 2024, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (5), pela Decolar, a maior agência de viagens online do país.
Depois da capital alagoana, os outros nove destinos nacionais mais procurados são, pela ordem: Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); Porto Seguro (BA); Natal (RN); Fortaleza (CE); Porto de Galinhas (PE); Recife (PE); Maragogi (AL); e João Pessoa (PB).
A plataforma também analisou a procura do Brasil como destino por clientes de outros países. Nesse caso, Maceió ficou na quinta colocação, sendo a primeira o Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, Salvador e Recife.
Ao repercutir o resultado do levantamento, Gabriel Cedrim, presidente da ABIH/AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), afirmou que a expectativa do setor é que a alta temporada deste ano seja uma das maiores já registradas.
“Até o início de dezembro nossa ocupação média já estava em 80%. De acordo com os dados da programação mensal de voos da AENA, o aeroporto Zumbi dos Palmares registrará 1086 voos em janeiro, resultando em uma média aproximada de 35 voos diários. Já no mês de janeiro do ano passado foram 941 voos no total e com aproximadamente 31 diários, ou seja, um crescimento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Então estamos confirmando nossas expectativas de uma super alta temporada, que é resultado de um trabalho conjunto entre poder público e o setor privado”, explicou.
Questionado sobre as preocupações geradas no trade turístico em razão de Fake News envolvendo o rompimento da Mina 18 da Braskem, no Mutange, Gabriel destacou que foi feito um grande trabalho para minimizar os danos das informações erradas.
“Nós, o trade turístico, fizemos grandes campanhas e ações, e tivemos o apoio das secretarias de turismo do estado, do município, como também recentemente do Governo Federal e da Embratur. Ainda bem que estamos conseguindo reverter isso, e trazer mais pessoas para conhecer Alagoas, bem como voltar ao nosso paraíso”, concluiu.
Economia aquecida e desejo de voltar
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Comunicação de Maceió, a indústria do Turismo responde, hoje, por cerca de 20% de toda movimentação financeira maceioense e, até março deste ano, são esperados cerca de 1,5 milhão de turistas na capital.
“Temos realizado investimentos e buscado os mercados para atrair mais turistas. Ao mesmo tempo, estamos requalificando a cidade e os serviços para receber cada vez melhor, porque as pesquisas mostram que o turista satisfeito tem o desejo de voltar e recomenda o destino”, comemorou o prefeito JHC.