O primeiro ano de um primeiro mandato é sempre um grande desafio. Eu nunca havia disputado um cargo eletivo e representar os alagoanos como deputado federal é uma responsabilidade imensa, que busco honrar com muito trabalho e empenho. A aprovação, na última semana, do projeto de lei que cria um programa nacional de bolsas para o ensino médio me deu imensa alegria.
O Cartão Escola 10 agora é de todo Brasil. O programa, lançado por nós em Alagoas em 2021, transformou a vida de milhares de jovens e fez do ensino público do meu Estado uma referência nacional. Quando fui convidado para integrar a equipe de transição do novo governo, apresentei nossos resultados em Alagoas e isso viabilizou a aprovação programa de incentivo financeiro aos estudantes de todo país.
Agora é a vez do Brasil inteiro conhecer essa iniciativa transformadora, que combate a evasão escolar, viabiliza a permanência dos alunos na sala de aula e garante a conclusão do Ensino Médio. Em Alagoas, os frutos colhidos se refletem no número de inscritos no Enem deste ano, que cresceu 32% em relação ao ano passado, o que representa o dobro do registrado no país.
Os programas Cartão Escola 10 e Vem que Dá Tempo demonstraram sua relevância e reconhecimento nacional ao conquistarem o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2023. Essa vitória reforçou a importância de valorizar o ensino por meio de políticas públicas efetivas que dão protagonismo a alunos, professores e servidores. É a primeira vez que um Governo de Estado ganha o reconhecimento desse importante prêmio, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados.
Um outro momento marcante, ainda no início do ano, foi testemunhar o avanço da nossa luta pelo reajuste dos valores para a compra de merenda escolar. Assegurar uma alimentação de qualidade para os nossos alunos sempre foi uma das minhas prioridades, como fizemos em Alagoas, com o programa Mais Merenda.
Por isso fiz uma indicação ao Ministério da Educação para que o aumento do repasse fosse imediato, chamando a atenção também para um projeto de lei, de minha autoria, que defende a aprovação de um índice de correção periódica desses recursos, a fim de evitar longos períodos sem reajuste.
Mas, colocar o nosso Estado em evidência continua sendo um dos meus grandes objetivos desde que assumi meu mandato. Foi assim que encarei o desafio de ser o único parlamentar alagoano na CPMI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Como integrante da comissão, cobrei e lutei por explicações de cada um dos convocados.
A nossa democracia provou mais uma vez que é sólida, mas que não pode jamais ser negligenciada. A tentativa de golpe foi pensada por membros do antigo governo, estrategistas militares e ex-integrantes do primeiro escalão. Por isso é nosso papel zelar e proteger as instituições, garantir o direito ao voto e, acima de tudo, respeitar o resultado legítimo das urnas.
O ano de 2023 foi de grandes desafios, mas também de muitas conquistas. Representar Alagoas e, sobretudo, defender a educação, a geração de oportunidades entre os jovens e a democracia é um privilégio que vou continuar honrando sempre. Os temas abordados aqui, toda semana ao longo deste ano, foram muitos e não podem ser resumidos em um único artigo.
Mas, posso assegurar que vou continuar sendo a voz de alunos, professores e servidores. Vou continuar lutando pela garantia de direitos assegurados pela nossa Constituição. Sempre que for preciso, vou denunciar desmandos, fiscalizar ações e cobrar resultados. Essas são bandeiras de luta que caracterizam meu mandato e me fazem trabalhar todos os dias pelo meu Estado e pelo Brasil. Contem sempre comigo.