Atualizada às 16:03

A Defesa Civil informou na tarde deste domingo (10), que a mina 18, localizada no bairro do Mutange, em Maceió, acaba de sofrer um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú.

 No momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.

Ainda na manhã de hoje, o órgão informou que que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 2,35m e a velocidade vertical é de 0,52cm por hora, apresentando um movimento de 12,5cm nas últimas 24h.

A Defesa Civil permanece em ALERTA devido ao risco de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange.

Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

Confira a nota da Braskem:

"Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada.

Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região.

As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas."