Com a frase: “Apesar do coração apertado, ainda estamos de braços abertos para te receber”, o trade turístico de Alagoas, por meio de uma parceria público-provada, lançou, nesta sexta-feira, 08, uma campanha nacional para mostrar as belezas naturais de nosso Estado. O material foi produzido devido aos impactos que a iminência de colapso da mina 18, da Braskem, provocou no setor.

Em entrevista ao CadaMinuto, Ricardo André, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), comentou que “o vídeo mostra que Alagoas e, principalmente Maceió, estão seguras e o turismo não pode ser prejudicado por postagens que não sejam reais”.

Ricardo André ressaltou que o setor “tem o maior respeito e cuidado com as famílias afetadas, mas precisamos ser fortes e transformar essa dor”, defendendo que é preciso mostrar as belezas que temos.

“Teremos a maior temporada de todos os tempos. O trabalho feito durante o ano foi muito forte, nosso destino é destaque no Brasil e isso demonstra toda a segurança que temos”, defendeu o presidente da ABIH.

De acordo com a Setur, o trade turístico da capital conta com mais de 3.500 empresas cadastradas no Cadastur, que empregam cerca de 20 mil pessoas somente em Maceió. É estimado que outros 60 mil empregos indiretos em atividades que dão suporte ao setor na capital, como pequenas indústrias, comércio local, ambulantes e artesãos alagoanos possam ser prejudicados por uma possível diminuição do fluxo turístico em plena alta temporada.

Em meio ao crime ambiental causado pela Braskem na capital alagoana, diversos operadores e players do trade garantem fluxo habitual do Turismo em Maceió. Durante a Black Friday, o Destino Alagoas foi o campeão de vendas da CVC e o segundo na Azul Viagens. A rede de resorts alagoana Amarante também superou a meta neste período de oferta: foram comercializados R$ 100 milhões em apenas duas horas de promoção.

Diversos órgãos representativos do setor, muitos deles participantes da campanha que foi ao ar nesta sexta-feira, também já se manifestaram sobre a desinformação que tem circulado pelas redes sociais. “Não há nenhum registro oficial de cancelamento ou adiamento de viagens por causa desta situação em Maceió” afirmam MCVB, ABIH-AL e Abav-AL.

O material foi produzido pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) em parceria com seis instituições representativas do setor: Maceió Convention & Visitors Bureau (MCVB), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Sindicato Empresarial de Hospedagem Alimentação de Alagoas (Sindhal), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (Abav-AL) e Sindicato das Empresas de Turismo de Alagoas (Sindetur-AL).