A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Alegre expressa seu lamento pelo ocorrido durante a sessão legislativa, realizada no dia 29 de novembro, onde dois vereadores de oposição foram responsáveis por tumultuar a reunião faltando com o decoro parlamentar, fato que resultou em prejuízo ao andamento dos trabalhos e desrespeito ao regimento interno da Câmara.
O incidente resultou na interrupção da sessão legislativa, pelo motivo das ações e comportamentos inadequados.
Diante do ocorrido ao desrespeito com Regimento Interno da Câmara, fez com que a Presidente, vereadora Jeane Nascimento, assim como os componentes da mesa diretora e demais parlamentares reforçassem a adesão às normas estabelecidas para garantir o funcionamento eficaz e ordenado das atividades legislativas.
A Mesa Diretora está atenta a essas violações e busca promover a observância rigorosa do regimento, contribuindo para um ambiente mais produtivo e respeitoso no âmbito legislativo.
A Mesa Diretora reitera o compromisso com a ordem e a eficácia das atividades legislativas, buscando soluções para evitar futuros contratempos.
Por este motivo será realizada a instauração do Conselho de Ética que irá apurar as condutas inadequadas, e desempenhará um papel fundamental na investigação imparcial e na tomada de decisões para preservar a integridade e a credibilidade do legislativo municipal.
Durante os atos, podemos ver nas imagens acima destacadas, que os vereadores José Edvânio de Souza e Gilberto Correia violam, desrespeitam, atacam e agridem o Regimento Interno da Câmara, bem como, a vereadora presidente Jeane Nascimento, o Vereador José Correia (Jura) e o Vereador Arquelino César.
Durante a fala do vereador Jura, o vereador Vânio de Souza faz gestos com a mão, aponta e grita diversas vezes com a presidente Jeane Nascimento, além disso, interrompe a fala do vereador Arquelino César insuportavelmente desrespeitando o vereador e o regimento.
Diante de tal fato, foi tomado como providência a suspensão do pronunciamento dos dois vereadores citados durante a sessão desta quarta-feira (6). A medida visa tão somente garantir a ordem e a eficiência dos trabalhos no ambiente legislativo.
É importante ressaltar que a Câmara de Campo Alegre é formada por 12 vereadores de situação e 3 de oposição, a Casa sempre deu espaço a cada parlamentar para expressar suas ideias, desde que isso seja feito de maneira respeitosa e sem ferir princípios fundamentais.
A Presidente, Jeane Nascimento, durante sua fala, na sessão desta quarta-feira (6), descreve a profunda tristeza por ser alvo de ataques verbais e por ver o regimento interno ser violado por tais vereadores.
“É inadmissível, a falta de respeito, que os senhores vereadores de oposição tem feito em nossas sessões. Mais uma vez, sou vítima de gritos, dedos apontados e ofensas. Homens que de forma vergonhosa, estão tentando me oprimir, me diminuir e desvalorizar todo o meu trabalho feito aqui na câmara municipal. Quando vocês fazem isso comigo, estão fazendo também com todas as mulheres do nosso município".