Moradores do bairro do Pinheiro relataram a ocorrência de novos tremores de terra nesta terça-feira, 28. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília - SIS/UnB , um tremor de terra foi registrado em Maceió nesta madrugada.
Conforme registro do SIS-UNB o tremor de terra na capital alagoana aconteceu às 2h50 e teve magnitude de 1.7 mR.
Moradores de um condomínio residencial localizado no bairro do Pinheiro comentaram que chegaram a ver os lustres se moverem e as portas dos armários se abriram. “Foram instantes aterrorizantes”, disse uma moradora que preferiu não se identificar acrescentando que há anos não sabe o que é dormir em paz. "Vivemos em constante estado de alerta”.
Em nota enviada à redação do CadaMinuto, a Defesa Civil de Maceió disse que houve o registro de microssismos na área de preenchimento das minas da Braskem e as causas ainda estão sendo avaliadas.
A Defesa Civil destacou ainda que ainda que percebidos, os tremores “não possuem magnitude para causarem danos nas regiões atingidas pelo afundamento do solo”.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Defesa Civil informa que registrou a ocorrência de microssismos na área das minas que estão sendo preenchidas pela Braskem, desde a última semana. As causas estão sendo avaliadas e discutidas entre os técnicos, mas o órgão reforça que os mesmo não possuem magnitude para causarem danos nas regiões atingidas pelo afundamento do solo, bem como nas áreas adjacentes, ainda que sejam percebidos na superfície.
Os sismos foram detectados por aparelhos de alta tecnologia que registram movimentações milimétricas do solo. A Defesa Civil se mantém alerta e monitorando ininterruptamente toda a área afetada, a fim de garantir segurança na ocorrência de qualquer eventualidade.