Transformação digital para a maioria das pessoas é simplesmente fazer uso da tecnologia nos processos que, até bem pouco tempo, eram conduzidos de forma analógica. Quem pensa assim ainda não entendeu que a revolução tecnológica passa, sobretudo, por uma mudança de mentalidade. Na última semana tive a honra de intermediar uma parceria inédita entre o Google e Alagoas, pioneiro nessa modalidade de convênio da empresa com um governo estadual. Juntos, vamos continuar mudando para melhor a vida dos alunos da rede pública do nosso Estado.
Na prática, serão ofertadas 10 mil bolsas de estudos para capacitação tecnológica de estudantes. Elas fazem parte do Programa de Certificados Profissionais do Google, iniciativa que eu conheci através de uma reportagem exibida na televisão, em Brasília. O tema despertou o meu interesse e fui em busca de informações, com o objetivo de pactuar uma parceria entre a bigtech e Alagoas.
Consegui falar por telefone e, em seguida, marquei uma reunião com a representante da Google, Juliana Moura Bueno, que esteve em Alagoas na semana passada para assinar o convênio. Ela é a gerente de Políticas Públicas da empresa no Brasil, e deixou claro desde o primeiro contato que o objetivo das bolsas não é simplesmente distribuir certificados aos estudantes.
O foco é contribuir para o crescimento individual do aluno que, uma vez certificado, terá acesso a novas oportunidades. Capacitado, o jovem pode integrar um grande movimento de desenvolvimento educacional e econômico no país, a partir da construção de um saber qualificado, antenado com o mercado.
Em Alagoas, as bolsas serão administradas pelo Oxetech, programa do Governo do Estado que nasceu para incentivar a capacitação técnica e profissional dos nossos alunos, voltada para o mercado da tecnologia e da inovação. Os estudantes terão acesso aos cursos e os professores-instrutores vão receber um suporte financeiro no valor de R$ 500, pago pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A remuneração visa incentivar a qualidade do ensino oferecido, garantindo uma experiência rica em conhecimentos para os alunos participantes.
Quero chamar atenção para um ponto importante. Esses cursos são ofertados pelo Google no mundo inteiro, em países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda. A diferença é que, em Alagoas, a oportunidade está sendo exclusivamente aos integrantes da rede estadual de ensino, reafirmando o compromisso com alunos, professores e servidores.
É uma oportunidade única de receber a certificação em segmentos como Análise de Dados, Suporte em TI, Gerenciamento de Projetos, Marketing Digital e E-Commerce, além de Design de Experiência do Usuário, o chamando UX Design. Todos os conteúdos serão ministrados em laboratórios de informática a serem instalados em 40 escolas selecionadas pela Secretaria Estadual da Educação.
Os cursos profissionalizantes têm uma importância fundamental na formação do jovem brasileiro. Eles preparam o aluno para exercer funções técnicas, ofertando conhecimento teórico e habilidades práticas durante o aprendizado. São conteúdos desenvolvidos com base nas demandas do mercado, aumentando a empregabilidade.
Ao intermediar essa parceria com o Google, reafirmo meu compromisso com a geração de oportunidades para os nossos jovens, na qualificação para a conquista do primeiro emprego. Com a inclusão digital, eles estarão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios impostos pelo avanço tecnológico no mundo contemporâneo.
Significa mais um passo na consolidação de um trabalho sério, iniciado no governo anterior, que foi revolucionário na promoção da educação e no acesso a oportunidades de formação profissional. É trazendo para Alagoas parcerias como essa que vamos transformar nosso estado em polo de inovação e de aprendizagem. Contem sempre comigo.