Esta ativista das Alagoas de Palmares achou arretado como a governadora, Raquel Lyra participou ativamente da agenda do 20 de novembro, em seu território de governança, Pernambuco.
Esteve, como ouvinte, em uma roda de conversa com mulheres negras. Falou assertivamente sobre o dia e as metas de sua gestão, presencialmente e pela sua rede social , puxou o debate e isso produz o selo de envolvimento político com a causa.
E o que é mais legal é saber que em junho de 2023, Raquel sancionou o Estatuto Estadual da Igualdade Racial.
Que massa!
Bacana, ainda, saber que Pernambuco tem uma Secretaria Estadual da Equidade Social.
Isso é muito importante!
E tem outra coisa muito boa, que aconteceu, agora em novembro, foi a formação para todo secretariado da gestão sobre “Letramento em equidade, com foco especial em gênero e raça”.
A ação é supimpa, inédita é de uma importância histórica singular.
A iniciativa do governo de Pernambuco é a primeira de várias ações que têm o objetivo de promover a formação de toda a equipe que compõem o governo. A ideia é ampliar o debate sobre o tema e implementar ações afirmativas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pernambucanas e pernambucanos.
Isso é massa demais!
Esta ativista preta de Palmares, Alagoas está, agradavelmente surpresa com a gestão do executivo pernambucano e o comprometimento com a pauta da equidade.
Só para reafirmar que a pauta preta de resistência precisa ressignificar as tantas e muitas guerreiras das lutas locais, contemporaneas, como a saudosa Marta Almeida, a nossa Martinha.
Faz uma homenagem pra ela, governadora.
Vamos simbora trabalhar, Raquel Lyra!
Parabéns!