O número de alunos inscritos no Enem, deste ano, em Alagoas cresceu 32% em relação ao ano passado, representando o dobro do registrado no Brasil, cuja média foi 16%. O dado é importante, e fiz questão de divulgar na tribuna da Câmara dos Deputados, porque ele demonstra o impacto positivo do Cartão Escola 10 na vida de milhares de alunos do nosso estado, refletido no índice divulgado pelo Inep.
O Cartão Escola 10, iniciativa revolucionária que criamos em 2021, combate a evasão escolar e, ao mesmo tempo, incentiva os alunos a permanecerem na sala de aula. Dessa forma, eles podem concluir o Ensino Médio e se sentem preparados para o passo seguinte: ingressar no Ensino Superior através do Enem.
Quando fui secretário de Educação de Alagoas, lancei esse programa e fico muito feliz com seus resultados. Como deputado, mantenho contato permanente com pais, alunos e professores, seja durante visitas às escolas, nos aulões preparatórios que promovi para o Enem ou através de mensagens e comentários em minhas redes sociais. É emocionante ver a superação de obstáculos e a vitória depois de tanta luta.
É esse modelo que sonho ver implantado em todo país. A concessão de bolsas para financiar diretamente os alunos que permanecem na escola com frequência de 90% e que concluem o Ensino Médio. As bolsas são um incentivo, mas também representam uma oportunidade única na vida de milhões de jovens que muitas vezes precisam deixar de estudar para trabalhar. Eu costumo dizer que a evasão escolar é produto da fome, da busca por sobrevivência.
Em Alagoas, desde a criação do Cartão Escola 10 registramos um aumento significativo de concluintes do Ensino Médio a cada ano. São resultados significativos que propiciaram ao programa, uma iniciativa governamental, a ganhar o Prêmio Darcy Ribeiro, maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados aos trabalhos que se destacaram na defesa e na promoção da Educação no Brasil.
É por isso que luto pela replicação do Cartão Escola 10 para todas as regiões do nosso país. Seja no plenário, na Comissão de Educação, nos encontros frequentes com o ministro Camilo Santana e sua equipe, faço questão de dividir essa experiência exitosa que vivemos em Alagoas. Em breve teremos um projeto de lei que será discutido, com a devida dotação orçamentária, que vai permitir essa grande transformação, impactando positivamente a vida de milhões de jovens.
Quanto mais pessoas concluírem os seus estudos, sentindo-se preparadas para lutar por uma vaga na universidade, mais chances teremos de superar as desigualdades que tanto prejudicam o desenvolvimento do nosso país. Eu acompanho a vida dos estudantes, testemunho cada batalha e comemoro junto as vitórias. Por isso, contem sempre comigo para ampliar as oportunidades, disseminar as boas práticas e lutar pela Educação.