O Conselho dos Grandes Beneméritos do Flamengo vai conceder o título de sócio honorário do clube ao deputado alagoano e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. A concessão foi aprovada nesta segunda-feira (6).

Há especulações de que a honraria pode fazer parte do lobby para que a Caixa Econômica Federal, que passou recentemente a ser presidida por um aliado de Lira, aceite vender para o Flamengo um terreno no Gasômetro onde o clube pretende erguer seu estádio próprio.

Conforme o estatuto do Flamengo, os títulos de sócio honorário devem ser concedidos para quem presta serviços ao Flamengo e/ou ao esporte nacional. Os títulos são de indicação do Conselho Diretor, atualmente presidido por Rodolfo Landim, e devem ser aprovados pelo Conselho dos Grandes Beneméritos.

Os títulos de sócio devem ser entregues aos nomes aprovados numa sessão solene na Gávea no mês que vem.

O Flamengo concedeu o mesmo título a Mauro Cid Barbosa, em 2020, então ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro e que prestou delação premiada e admitiu ter falsificado o cartão de vacinação do presidente. Entretanto, o estatuto do Flamengo não permite nenhuma ação para revogar o título de Cid.

Arthur Lira é alvo de investigações no STF e em Alagoas por conta de suspeitas de corrupção. Isso não evitou, porém, que o Flamengo concedesse o título.