O tema da redação do Enem 2023 foi: 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. Os professores entrevistados pelo Cada Minuto comentaram que a escolha do tema foi necessária visto que o cuidado é associado ao universo feminino. Para eles, o tema é de fácil análise argumentativa e importante para a sociedade.
O professor de redação, Luiz André Medeiros, classificou o tema como fantástico, uma vez que aborda a vulnerabilidade e a invisibilidade do trabalho feminino, frequentemente negligenciado. Para ele, o tema apresenta uma capacidade argumentativa relativamente fácil. “Os motivadores possivelmente trarão algum elemento de pesquisa ou definição sobre a questão", afirma.
Ele acredita que o tema é de fácil análise e que traz uma reflexão importante já que os cuidados recaem mais sobre as mulheres. “Pesquisas já comprovaram isso. Um levantamento recente do IBGE trata do cuidado das pessoas, visto que, em sua maioria, são as mulheres que cuidam dos familiares, dos filhos e das tarefas domésticas'."
Luiz André também fez uma comparação em relação ao desemprego e à remuneração das mulheres que são mães. “Se compararmos com os pais, podemos observar que as mulheres muitas vezes não retornam ao mercado de trabalho, mesmo com a garantia de emprego após o término da estabilidade. Isso indica a existência de uma política discriminatória'."
Ele menciona o cuidado das mulheres é algo histórico e tem suas raízes em uma cultura patriarcal, mas que aos poucos está sendo modificado. “E que vem de uma forma tímida vem sendo modificada, porém é preciso formar um capital social mais amplo para que se busque uma lógica de ação coletiva para que a sociedade entenda essa questão”.
“De maneira geral, acredito que o tema foi simples. Parabenizo o INEP pela escolha de um assunto tão relevante, que evidencia que esse cuidado está associado ao universo feminino”, destaca o professor.
Aluno deve compreender realidade de grupo invisível
Segundo a professora de redação e especialista em produção textual para vestibulares, Camila Alves, a temática da mulher já é abordada no Enem, como exemplificado pelo ano de 2015, que trouxe à tona a persistência da violência contra a mulher. "Inclusive no mesmo ano em que esse tema foi abordado, ele também trouxe um pensamento reflexivo da filósofa Simone de Beauvoir".
Neste ano, de acordo com Camila, o Enem aborda uma temática de composição simples, pois leva o aluno a compreender a realidade de um grupo frequentemente invisível.
"O tema questiona o fato de que os esforços e trabalhos desse grupo não são devidamente reconhecidos na sociedade. Também levanta questões sobre os padrões de trabalho desempenhados pelas mulheres, uma vez que, frequentemente, as profissões relacionadas ao cuidado são direcionadas às mulheres, enquanto outras, como liderança, são associadas aos homens", destaca.
A professora também relembra que o Enem tem abordado fortes questões sociais, resgatando o debate sobre a defesa dos direitos das mulheres. "Um tema simples com o qual trabalhamos no aulão ontem foi a invisibilidade de certas minorias. É um assunto que o aluno encontrará facilidade em escrever."