O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), apresentou ao presidente Lula (PT) e ao ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), a insatisfação de deputados e lideranças partidárias com o trâmite das matérias propostas pelo próprio Executivo federal.

A meta do presidente da Câmara é fazer a economia brasileira crescer, atuando para que a Câmara possa colaborar ainda mais com o país. Lira cobrou mais clareza e objetividade nas pautas enviadas ao parlamento, sem recuos posteriores do governo. A reunião entre Lira, Lula e Haddad foi realizada nesta semana.

Casos recentes mostram que o Executivo tem enviado matérias relevantes à Câmara e estas matérias têm sido aprovadas com articulação de Lira junto aos líderes partidários. Contudo, quando devolvidas ao Palácio do Planalto, os mesmos projetos têm artigos vetados no ato de sua sanção.

Lira foi objetivo em sua argumentação junto a Lula e Haddad: citou os casos da aprovação de projetos como o Arcabouço Fiscal, do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e da Lei de Garantias, que tiveram vetos apesar de todos os artigos terem sido negociados com previamente com o governo.

O governo precisa fazer sua parte sendo mais preciso. Lira tem feito a sua junto aos líderes dos mais variados partidos do Congresso.