O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Alagoas 2023-2030 (PESPDS/AL) prevê a realização de novos concursos no período. Assinado pelo secretário de Segurança Pública de Alagoas, delegado Flávio Saraiva, o documento foi publicado nesta terça-feira (24), no Diário Oficial do Estado.
No tópico sobre a Polícia Científica de Alagoas (POLC), o Plano aponta que o efetivo previsto em lei para a POLC é de 294 profissionais, mas hoje a instituição possui 124 profissionais, “demonstrando que há ainda um déficit da ordem de 57% entre a previsão em lei e a atual quantidade de servidores existentes, sendo um indicativo da necessidade de realização de concursos para suprir tal necessidade”.
A expectativa da SSP junto ao Governo de Alagoas é a de que novos concursos sejam realizados até 2028.
Também estão previstos no Plano a realização de certame para contratação de psicólogos e assistentes sociais para todos os órgãos de segurança pública; e a recomposição do quadro de profissionais da saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, por meio da realização de concurso público, com oficiais de carreira e temporários, “com prioridade para médico psiquiatra, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho”.
Outro ponto previsto é a regionalização de concurso para ingresso dos profissionais de segurança pública, com distribuição de vagas por região, “possibilitando ao profissional garantir a sua lotação em local próximo à sua residência, evitando o estresse do deslocamento e diminuindo assédio moral proveniente de ameaças de transferências (identificado como o maior fator de estresse dos profissionais que residem no interior de Alagoas ou em outros estados)”.
Ainda foram citadas a realização de certames para aumento do efetivo da Patrulha Maria da Penha e para suprir as necessidades do hospital para agentes de segurança.
O PESPDS completo pode ser conferido na edição de hoje do Diário Oficial.