Estivemos, na manhã da quinta-feira, 19, n'uma agrabilissima e produtiva conversa com Bruna Monteiro, assessora executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e a pauta principal foi a apresentação do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS.

O Programa , recentemente lançado, é uma iniciativa inédita do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Um dos alicerces do Equidade é promover a política de equidade de gênero e raça no SUS, buscando modificar as estruturas machista e racista que operam na divisão do trabalho na saúde.

A gestora executiva, da SMS, de Maceió nos revelou que, ainda, não tinha conhecimento sobre o Programa Nacional e que gostaria de ter mais informações.

Como representante do movimento social, em Alagoas, indicada pelo Ministério da Saúde, em uma relação dialógica discutimos perspectivas e possibilidades e pautamos novos encontros, inclusive, com conversas mais aproximadas com o MS.

Bruna Monteiro se colocou à disposição reafirmando que a Secretaria de Saúde de Maceió tem interesse de contribuir com a pauta da Equidade.

A reunião foi muito boa, entretanto esta ativista ficou preocupada com a necessidade de robustecer a comunicação, informação sobre ação nacional, que precisa chegar nas pontas, como nas secretarias municipais de saúde de Alagoas.

São 102 SMS, até o presente momento quantas tem conhecimento do Programa Equidade?

E, para aderirem, participarem  do Edital que será aberto na próxima semana carecem de conhecimento, e como o SUS é realizado pelas SMS é urgente traçarmos, em Alagoas, um plano de ampla divulgação.

Afinal, comunicação é a alma de todo negócio.

É isso!