A professora e pesquisadora, Isabela Pinto, é a atual titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da SaúdE.
É a SGTES/MS que coordena o Programa Nacional de Equidade de Genero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde- SUS.
Convidada ,como representação do movimento social esta ativista , Arísia Barros, presidenta do OEPPIR-AL e coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, esteve junto a Isabela, à mesa de abertura da Oficina Regional Equidade, que aconteceu dias 05 e 06 de outubro, em Salvador, Bahia.
Edurante o discurso,na perspectiva e do lugar de controle social, pontuamos algumas questões..
Uma delas foi a urgente e necessária construção de pontes de diálogo entre a institucionalidade e os movimentos sociais que compõem o Programa Equidade.
Como também, inquirimos os movimentos sociais diversos, diversificados, múltiplos, em suas concepções, a fazerem ocupação desses espaços.
Reafirmamos a necessidade de um olhar mais específico para Alagoas, o decantado território da centenária resistência negra ancestral.
E Isabella Pinto de forma assertiva falou que; ‘nesta construção da jornada de aprendizagens conjuntas, as propostas que somam ao crescimento do Programa Nacional serão sempre bem-vindas, para que a ponte dos diálogos, entre as partes, se torne robusta com a multiplicidades de saberes.”
Foi um bom retorno.
E vamos seguindo em frente arrochando a marcha para a implementação, em todo território federativo, do Programa Nacional de Equidade de Genero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde- SUS.
Salve!