A CEESUN permita-me apresentar é a Comissão Executiva Equidade SUS, Nordeste e foi parida, em uma quase madrugada, no meio de uma roda animadíssima de conversa, com diferentes sotaques, pós Oficina, em Salvador.
Estávamos a Rita Barcellos, de Sergipe, a Alzir Brasileiro, de Pernambuco, a Amanda Frota, indígena Marciane e Kilvia Macedo do Ceará, como também esta ativista, Arísia Barros, das Alagoas de Palmares, no horário livre, noite de recreio da programação da Oficina Regional de Equidade, que aconteceu em Salvador, Bahia, nos dias 05 e 06 de outubro., mesmo assim, focad@s em deseletrar o obvio, ir além da cartilha.
A Oficina Regional de Equidade é uma das ações de continuidade do Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS.
E foi a Rita Barcellos, de Sergipe, em uma fala assertiva que apontou o caminho, tipo é isso: a criação de uma Comissão Executiva que agregue todos os estados do Nordeste (titular e suplente) e traz como função prestar uma espécie de curadoria a institucionalidade, a partir da pluralidade, especificidades, diversidades criando pontes de diálogo efetivo com o Programa Equidade.
A CEESUN como proposta inédita ressalta a importância do comprometimento das representações sociais com o princípio das possibilidades, visando alinhar expertises e garantir a ampla discussão , com entes institucionais para promover o respeito às diferenças, agregando as múltiplas diversidades regionais.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz , Ministério da Saúde a CEESUN chegou.
Que bacana!