No último domingo (1) a população de Lagoa da Canoa foi às urnas para escolher os cinco novos conselheiros tutelares, que tomarão posse no início de 2024 para um mandato de quatro anos. O resultado mostrou a evidente fragilidade da oposição, visto que apenas um dos eleitos (o 5° e último colocado) tem forte ligação com pessoas ligadas ao grupo do ex-prefeito Jairzinho Lira.

Os conselheiros eleitos, pela ordem de votação foram: José Nilton Ferreira (355 votos), Ivan Tavares Amaral (337 votos), Maria Adenice de Brito (321 votos), Jânio Francisco dos Santos (314 votos) e Rafael dos Santos Silva (290 votos).

Conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as eleições para o Conselho Tutelar no Brasil não deve ter qualquer relação com o processo político, porém é inevitável reconhecer que em todos os municípios existem candidatos com maiores ligações junto a pessoas ligadas a determinados grupos políticos.

De acordo com analistas políticos a eleição para o Conselho Tutelar representa um "termômetro" de como serão as eleições municipais do próximo ano, não somente em Lagoa da Canoa, mas nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Portanto, na eleição para o Conselho a situação venceu a oposição por uma goleada de 4x1. Agora é esperar o próximo ano e ver quem tem mais força no campo político. Vale ressaltar que a oposição vem de duas derrotas seguidas (2016 e 2020) e se a situação ganhar mais uma, já pode pedir música no Fantástico.