Alagoas completou 206 anos de Emancipação Política no dia 16 e, mais uma vez, os estudantes do nosso Estado coloriram as ruas do bairro de Jaraguá com sua alegria e representatividade. Eu fiz questão de acompanhar, pela primeira vez, o desfile e abraçar, pessoalmente, alunos, professores e servidores que fazem uma celebração cheia de significados, lembrando que a gente precisa reafirmar nossa emancipação todos os dias.
O tema escolhido este ano foi "Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas", defendido por aproximadamente 3 mil alunos, distribuídos em pelotões e fanfarras representando cada uma das 13 Gerências Especiais de Educação. Os preparativos do desfile envolvem toda a comunidade escolar que, a cada ano, surpreende pela originalidade e pelo empenho no trabalho em grupo.
São momentos como esses que mostram o poder de articulação das pessoas que integram a educação pública do nosso estado. Elas não medem esforços para atuar em rede, interpretar um tema e mostrar nas ruas a garra e o valor dos nossos estudantes.
Comemorar o 16 de Setembro é manter viva a importância da nossa emancipação política, da fundação oficial do nosso estado, que antes fazia parte da então Província de Pernambuco. Mas vale destacar que Alagoas sempre teve um papel importante para o Brasil, muito antes de 1817, quando D. João VI reconheceu que o sul do território se tornaria uma nova província.
A Emancipação Política de 1817 não foi apenas, portanto, um reconhecimento da Coroa Portuguesa pela lealdade dos alagoanos contra a Revolução Pernambucana. Somos a junção dos bravos Caetés, dos conquistadores portugueses e dos escravizados que chegaram da África e que ergueram, em nossos domínios, o maior quilombo do Brasil.
Em 2023 estamos escrevendo um novo capítulo dessa história. Buscamos romper desigualdades seculares através de políticas públicas inclusivas, a exemplo dos programas Cartão Escola 10 e Vem Que Dá Tempo que dão mais oportunidades a milhares de estudantes da nossa rede pública de ensino, promovendo a transferência direta de renda combatendo a evasão escolar
Conquistas que se renovam com o aumento do número de escolas em tempo integral, em todas as regiões do nosso Estado, assim como a ampliação do Cria, que universaliza o acesso à creche, permitindo que as mães possam trabalhar. São iniciativas que garantem a escolarização no tempo certo, com merenda adequada e todos os cuidados de uma equipe multidisciplinar.
Como alagoano, acredito que novas emancipações, no sentido amplo de libertação e independência, precisam ser reconquistadas todos os dias. Com trabalho, dedicação e respeito estamos construindo uma Alagoas mais forte, livre e soberana para todos que aqui vivem, estudam e trabalham. Contem comigo sempre.