Em maio de 2022, em uma ação articulada com o mandato da então deputada, Jó Pereira (2015-2023), do Instituto Raízes de Áfricas e da Prefeitura de Teotonio foi realizado os “Diálogos Atemporais: Aquilombamentos em Conversa", que recebeu o cineasta, escritor, professor e diretor Joel Zito Araújo. 

Os Diálogos Atemporais realizado, em 13 de maio de 2022, na comunidade quilombola Birrus, referendou o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo e reuniu mulheres quilombolas das comunidades remanescentes Birrus e Abobreiras, ambos em Teotônio Vilela.

Os Diálogos trouxeram uma pauta robusta de discussões e proposições e dentre elas, esta ativista,em entendimento com a o então mandato da deputada,  propusemos a Peu Pereira  a colocação de placas de sinalização que orientem e identificam os territórios quilombolas,.

E que coisa bacana, na sexta-feira, 25 de agosto, o prefeito nos enviou, pelo zap-zap o modelo das placas que serão colocadas na entrada da cidade, indicativas de que no município  existe quilombos.

A ação é uma iniciativa política,como escuta dos movimentos sociais, para valorizar  a cultura e história do nosso povo, do nosso território, e levar reconhecimento e novas possibilidades- diz Peu..

E, foi assim dos Diálogos Atemporais, ocorrido nos tempos da eleição, além do plantio do Baobá, em Birrus , por Jó Pereira, brotaram sementes de resistência.

Peu Pereira toma providencias para colocação de placas de sinalização nos quilombos do município de Teotonio Vilela.

 Salve, Prefeito!