Adeildo Sotero é, oficialmente, o novo presidente a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). A eleição na qual o dirigente foi aclamado aconteceu nesta terça-feira (22), e é o final de uma novela que se arrasta há mais de um ano, desde maio de 2022.

Em junho deste ano, a Justiça do Trabalho determinou “intervenção” na entidade e nova eleição para diretoria.

Acompanhada por integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), a eleição de hoje ocorreu em chapa única e contou com a presença de cinco dos oito representantes. Todos votaram na chapa única Resiliência e União.

Conforme os autos do processo que tramitou na Justiça do Trabalho, em maio de 2022, Adeildo Sotero foi eleito presidente da Fecomércio, na chapa “União e progresso”, mas o presidente José Gilton Pereira Lima, que concorreu à reeleição com a chapa “Unidos por Alagoas” se manteve na direção da entidade mesmo tendo perdido a eleição.

O caso foi para justiça e o desembargador federal do Trabalho, Laerte Neves de Souza determinou a intervenção na diretoria da entidade e a realização de nova eleição.

Quando a diretoria da Fecomércio foi destituída, estava sendo conduzida por Nilo Zampieri Júnior, então vice-presidente de Gilton Lima, que pediu afastamento do cargo.

Adeildo assume a presidência da Federação 15 meses depois da primeira eleição que, segundo a defesa do gestor, “ele ganhou, mas não levou".