Adeildo Sotero é, oficialmente, o novo presidente a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). A eleição na qual o dirigente foi aclamado aconteceu nesta terça-feira (22), e é o final de uma novela que se arrasta há mais de um ano, desde maio de 2022.
Conforme os autos do processo que tramitou na Justiça do Trabalho, em maio de 2022, Adeildo Sotero foi eleito presidente da Fecomércio, na chapa “União e progresso”, mas o presidente José Gilton Pereira Lima, que concorreu à reeleição com a chapa “Unidos por Alagoas” se manteve na direção da entidade mesmo tendo perdido a eleição.
O caso foi para justiça e o desembargador federal do Trabalho, Laerte Neves de Souza determinou a intervenção na diretoria da entidade e a realização de nova eleição.
Quando a diretoria da Fecomércio foi destituída, estava sendo conduzida por Nilo Zampieri Júnior, então vice-presidente de Gilton Lima, que pediu afastamento do cargo.
Adeildo assume a presidência da Federação 15 meses depois da primeira eleição que, segundo a defesa do gestor, “ele ganhou, mas não levou".