Mais de 14 mil blocos de concreto, dispostos de forma semelhante a peças de lego, foram utilizados para conter o avanço do mar em quatro trechos distintos, proporcionando maior segurança para todos que transitam na orla de Maceió.
A Prefeitura de Maceió é pioneira no Brasil na aplicação dessa tecnologia holandesa, que possui uma vida útil estimada em 200 anos e é aprovada por todos os órgãos ambientais responsáveis pelos licenciamentos. Essa iniciativa, que começou menos de um ano atrás, já está apresentando resultados concretos ao conter a erosão causada pela força do avanço da maré, um problema antigo que até então não havia sido resolvido, apesar das tentativas com outras metodologias nos anos anteriores.
O secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, destaca a importância dessa intervenção para proporcionar ainda mais segurança às pessoas que frequentam a orla de Maceió. Ele enfatiza que toda a tecnologia empregada nessas obras é essencial para garantir o bem-estar dos moradores e visitantes, além de preservar Maceió como um destino turístico de destaque. Além disso, essa tecnologia de ponta oferece a perspectiva de longevidade de até 200 anos, contribuindo para um futuro sustentável.
No total, a intervenção abrangerá mais de 2 km de extensão, englobando os trechos das praias da Jatiúca, Jacarecica e Sobral, que já estão em fase final de conclusão, bem como o Pontal da Barra, onde as obras deverão ser iniciadas em breve, com uma extensão de 1,2 km.
A técnica de encaixe dos blocos de concreto, assemelhando-se a uma brincadeira com legos, e a estrutura de anéis hexagonais em forma de colmeia permitiram que essa contenção solucionasse definitivamente o problema de erosão que afetava Maceió por décadas e que não havia sido resolvido anteriormente por meio de outras metodologias.
Essa tecnologia, com uma base de blocos construída abaixo do nível do mar, oferece resistência, segurança, durabilidade e agilidade na execução, com custos menores. Além disso, permite a ampliação natural da faixa de areia da praia. Cada trecho da orla passou por avaliação da Defesa Civil de Maceió e estudos técnicos de engenheiros civis, resultando na escolha dessa tecnologia sustentável, esteticamente agradável, economicamente viável e aprovada pelos órgãos ambientais e de fiscalização.
De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Cícero Rocha, no trecho da Jatiúca, conhecido como JTR, foram utilizados blocos maciços de concreto pré-moldados devido à intensidade da força da maré. Já no trecho da Lagoa da Anta, foram adotados anéis hexagonais, pois as ondas quebram antes de atingir o muro de contenção, atingindo os anéis com menor intensidade.
O próximo trecho a receber as obras de contenção será a Praia do Pontal da Barra, onde serão empregados blocos de concreto. Após a conclusão das obras, o calçadão, incluindo a ciclovia e a área de passeio, também será reestruturado.
*com Secom Maceió