Quando recebi a notícia de que nós, do Estado de Alagoas, havíamos acabado de conquistar o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2023, da Câmara dos Deputados, não pude conter a emoção. A vitória do Cartão Escola 10 e do Vem que Dá Tempo só reforça a importância da valorização do ensino pelo Governo por meio de políticas efetivas de combate à evasão escolar. Os dois programas ajudaram a transformar a vida de muitas pessoas e vêm inspirando o resto do Brasil a adotar essas boas práticas em todas as regiões.
Um filme passou pela minha cabeça e me levou a 2021, quando tivemos coragem para fazer o que ninguém estava fazendo no país, em meio ao caos da pandemia e de um Governo Federal que não gostava da Educação. No dia do lançamento do repasse de recursos para o programa, 27 de dezembro, lembro exatamente das palavras de gratidão que usei na minha fala, dirigida à comunidade escolar.
Fiz questão de reconhecer o esforço de todos que trabalharam incansavelmente para tirar o Cartão escola 10 do papel. Estava nascendo, naquele momento, a maior iniciativa de transferência de renda para estudantes de todo país. O repasse direto de recursos foi uma ação inovadora que impactou positivamente a realidade de milhares de famílias alagoanas, que enfrentavam os sérios problemas decorrentes da pandemia.
Ao lado do então governador Renan Filho, tive a plena consciência de que estávamos fazendo história, ao dar protagonismo à rede pública do Estado, abrindo caminho para novas oportunidades e perspectivas de futuro para alunos, professores e servidores que tiveram, e têm, um papel fundamental na conquista desse prêmio. Só com a valorização daqueles que fazem a comunidade escolar pode colher frutos como esse, que enchem Alagoas de orgulho.
Os resultados dos programas falam por si: só em 2022, 146 mil alunos da rede estadual foram beneficiados com as bolsas retorno, permanência e conclusão, com um total investido de R$ 180 milhões. O Vem que Dá Tempo, por sua vez, incentiva jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e ingressarem no Ensino Médio Modular. O programa incentiva com até R$ 500,00 quem concluir o curso preparatório e for aprovado no exame de avaliação.
O professor Darcy Ribeiro, homenageado pelo prêmio da Câmara Federal, costumava dizer que seu desejo era ver uma escola pública que fosse capaz de educar, formar hábitos e atitudes num espaço que cultivasse aspirações e preparasse realmente a criança para sua civilização. Um dos maiores pensadores do Brasil, ele continua sendo a alma de uma educação inspirada e inspiradora.
A luta por uma educação pública e de qualidade foi sua principal bandeira. Ele fundou a Universidade de Brasília (UnB); criou um amplo projeto de educação em tempo integral, materializado pelos Cieps; fundou o Museu do Índio e uma das mais importantes reservas do Brasil, o Parque Nacional do Xingu. Como se não bastasse tudo isso, é considerado o pai da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).
Ver o Governo de Alagoas e os nossos programas em prol da promoção da educação para jovens e adultos sendo reconhecidos com esse tão importante prêmio me enche de alegria, mas também de muita responsabilidade. Um compromisso que se renova com alunos, professores e servidores que formam a comunidade escolar do meu Estado. Um grupo que hoje eleva o nome de Alagoas ao patamar mais alto entre os destaques da educação pública no país.