Isaac Souto é o defensor público que coordena o Expresso Quilombola, da Defensoria Pública Estadual, em Alagoas.

É um cabra parceiro, desses determinados e determinantes, que soma esforços e multiplica possibilidades.

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, entidade integrante do OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial  tem um trabalho singular no trafegar de direitos e cidadania, com ações robustas no Expresso Quilombola que  oferece diversos serviços, dentre eles, ações de saúde.

 O Programa Nacional Equidade em Gênero e Raça e a Valorização das Trabalhadoras do SUS é uma ação inédita do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Em todo estado brasileiro foi articulada comissões locais de trabalho.

Essa ativista presidenta do OEPPIR-AL, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, ao lado do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, Secretaria Estadual de Saúde e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde formam a Comissão Equidade, em Alagoas.

E, como integrante da comissão local, essa ativista propôs ao Ministério da Saúde, a inclusão do Expresso Quilombola, como ação itinerante, para levar, de forma proativa, o conhecimento do Programa Nacional Equidade em Gênero e Raça e a Valorização das Trabalhadoras do SUS Programa às Unidades SUS dos municípios alagoanos.

-Eu acho a ideia fantástica, Arísia. Um movimento super importante. Só precisamos  conversar mais um pouco e alinhar alguns pontos  para trabalharmos de maneira assertiva- respondeu uma representante do Programa, no Ministério da Saúde.

Ouviu, Isaac Souto?

Aguarde cartas