Em julho do ano corrente, o defensor Isaac Souto, do Núcleo de Proteção da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, em entendimento com Arísia Barros, presidenta do OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, protocolou um documento, (ofício 154/2023) às três esferas de governo, solicitando esclarecimentos sobre as políticas planejadas e existentes, como também, projetos e execução para promover a igualdade racial, no âmbito do Estado de Alagoas.
Subscrito pela Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (SEPAR) a resposta do MIR pontua responsabilidades institucionais, como também descreve programas e projetos .
Fala sobre a realizaçãao das caravanas participativas, que tem como objetivo coletar contribuições de jovens negros e negras; de organizações da sociedade civil; e gestores dos estados e municípios relacionados à pauta de juventude e igualdade racial, para a construção do Plano Juventude Negra Viva.
E no item 2.4, do documento, a secretaria Márcia Regina de Lima, afirma que nos dias 24 e 25 de agosto. será realizado, em Alagoas uma caravana participativa do Plano Juventude Negra Viva.
E a necessária ação coletiva, como ferramenta de diálogo, da Defensoria Pública do Estado de Alagoas e o OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial produz caminhos proativos de possibilidades para implementação das políticas públicas, em território alagoano, relacionadas ao governo federal.
E como resultado efetivo, o Ministério da Igualdade Racial afirma que virá a Alagoas, em agosto, como resposta as demandas da Defensoria Pública Estadual e OEPPIR-AL
Protagonismo social!
Igualdade x Equidade.
24 de agosto.
Salve!