Compreender a importância e os principais pontos da segurança do trabalho na construção civil é indispensável para todo profissional do setor. E com o objetivo de disseminar informações para evitar acidentes envolvendo a rede de energia elétrica, a Equatorial Alagoas realizou na manhã desta quinta-feira (03), uma palestra voltada para trabalhadores da construtora Record que atuam na obra de um empreendimento localizado na parte baixa de Maceió.
Ao todo, 110 trabalhadores participaram da palestra que foi ministrada pelo Executivo de Segurança da concessionária, Bruno Pimentel, que abordou de forma clara e objetiva os principais cuidados que devem ser adotados no exercício da profissão, tendo em vista que estatísticas da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) apontam que o maior número de acidentes com mortes envolvendo a rede elétrica está relacionado à construção ou manutenção predial.
Na ocasião, o executivo de segurança destacou que entre as principais causas estão a falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro e outros tipos de materiais metálicos, além das negligências para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e o alerta sobre os riscos e perigos de ligações clandestinas.
“Hoje foi um dia muito importante para nós, pois tivemos a oportunidade de conversar com mais de 100 trabalhadores que atuam no ramo da construção civil, que são pessoas que estão constantemente expostas ao risco da eletricidade. Os trabalhadores não devem, em nenhuma hipótese, fazer intervenção na rede elétrica para afastá-la do local da construção. Apenas as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para este tipo de trabalho”, frisou o executivo.
Para o Valdir, que presta serviço para construtora e já trabalha no ramo há alguns anos, o momento foi de muito aprendizado. Na oportunidade, ele destacou que sempre busca seguir as regras de segurança para evitar acidentes, além de também alertar aos colegas de trabalho sobre a importância de utilizar os equipamentos corretos.
“Além de trabalhar aqui na obra também realizo outros serviços envolvendo eletricidade e sei da importância de seguir as normas técnicas e de segurança. Alguns colegas já sofreram acidentes de trabalho e sempre busco ajudar quando vejo algo que está fora do padrão”.
A técnica de segurança do trabalho da empresa Record, Ana Paula Silva,defende a necessidade de eventos desta natureza, pois parcerias como essa são fundamentais para redução de acidentes com a categoria que atua na construção civil.
“Sempre acompanhamos as estatísticas de acidentes e é muito importante não apenas tratar da segurança com a eletricidade no exercício da profissão, mas também reforçar o alerta para evitar ocorrências no ambiente doméstico. Sempre trabalhamos a segurança no nosso dia a dia e sem dúvidas os profissionais agregam muito conhecimento quando participam de momentos como esse. Eles interagiram bastante e essa parceria com a Equatorial está sendo muito proveitosa e iremos colher muitos frutos”, ressaltou.
A palestra também foi marcada pela participação de técnicos da Distribuidora que reforçaram informações importantes sobre a instalação do padrão de entrada em casos de ligação nova de energia, que precisam ser executadas de acordo com as normas técnicas.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas