O Programa Procon Racial, como política pública foi lançado pela Prefeitura de Maceió, em 15 de março de 2023.
A propositora do investimento institucional , iniciativa pioneira no Nordeste todinho e o segundo, no Brasil, é de uma mulher preta, Andrielly Hamonna, servidora do órgão.
Alicerçada nos princípios do letramento equidade racial, Andrielly Hamonna arregaçou as mangas e articulou, conjuntamente com a gestão e técnicos da então, SEMAS , do Procon Maceió e parceiros empresariais , empresa Carajás, a construção de bases estratégicas, para lançamento de uma ferramenta , como canal de educação e denúncia do racismo estrutural, nos espaços de consumo
Política afirmativa!
Antirracista!
Ela explica:. “Para implantar esse programa, fizemos uma pesquisa e constatamos que 51% das pessoas foram discriminadas pela condição social e pela cor. Com esse programa, teremos um órgão que será atuante nas questões de discriminação racial nas relações de consumo. Faremos blitz nas empresas, para apresentar esse projeto. É uma das maneiras de promover o letramento racial com as empresas e funcionários”.
Na tarde da quarta-feira,26, essa ativista conversou com a técnica sobre os desdobramentos do Programa, e tomou conhecimento dos ajustes que estão sendo realizados para dar celeridade a politica pública.
Aproventando o ensejo partilhamos,uma conversa recente com o prefeito de Maceió, quando esse asseverou: Vamos dar andamento ao Programa Procon Racial.
Que assim seja!