Jovens produziram imagens realistas de Manoel André e Esperidião Rodrigues
Com o auxílio de técnicas de Inteligência Artificial (A.I.) e acompanhamento do professor de Matemática e Tecnologia, Daniel Ferreira, ex-alunos da Escola Municipal Fernando Collor de Melo, no povoado Canaã, produziram imagens realistas do fundador Manoel André e do emancipador de Arapiraca, Esperidião Rodrigues.
A ideia dos estudantes é mostrar às futuras gerações a imagem realista de dois dos principais personagens da história do município.
As únicas imagens disponíveis, desde o século passado até os dias atuais, retratam as imagens de Manoel André e de Esperidião Rodrigues em preto e branco.
O professor Daniel Ferreira relata que os estudantes pesquisaram a história da cidade e buscaram indícios da fisionomia dos dois personagens, a exemplo da cor da pele e estatura, entre outras características físicas.
Com isso, os jovens desenharam os semblantes dos personagens e, com o auxílio de um software que gera imagens por meio de inteligência artificial, conseguiram um resultado bastante convincente dos reais traços faciais de Manoel André e Esperidião Rodrigues.
O resultado está sendo comemorado em toda a comunidade. “Temos, finalmente, um banco de dados com imagens bem aproximadas das verdadeiras feições dos fundadores de Arapiraca”, frisa o educador.
“Como um dos fundadores e desenvolvedores do game ‘As aventuras do Manoelzinho’, eu não tenho palavras para descrever o quanto estamos mudando e colocando nossa cidade em evidência nacional. A nossa história não pode ser apagada e muito menos soterrada com tantas novidades e atrações da modernidade. A história dos nossos antepassados tem que fazer parte das nossas grandes inovações. Mas é importante usarmos a tecnologia com muita responsabilidade, para que as memórias dos nossos fundadores sejam sempre mantidas com ética e respeito”, acrescenta Daniel Ferreira.
“Ter a oportunidade de desenhar os rostos de Manoel André e Esperidião Rodrigues foi uma experiência incrível, porque eles fazem parte da minha história diretamente, pois sou fruto de Arapiraca, e nada mais gratificante do que vê-los em suas feições reais. É emocionante”, declara o estudante João Emanuel, de 16 anos.
“Achei o resultado incrível. Como designer, sempre acreditei na possibilidade de desenvolver as feições reais dos fundadores, e agora, com o auxílio da tecnologia, conseguimos tirar do papel esse projeto histórico e cultural”, relata Lucas Emanoel, de 15 anos.
O resultado final do projeto, com todas as imagens, estarão disponíveis no Instagram @aventurasdemanuelzinho, e também estarão expostas no Festival da Cultura Nerd, previsto para ocorrer entre os dias 4 e 6 de agosto, no Planetário Municipal de Arapiraca.
“Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto, assim como a equipe da Secretaria de Cultura, nas pessoas do Wellington Magalhães e José Wilson, que nos auxiliaram na busca por imagens dos fundadores. Arapiraca está dando um show de criatividade tecnológica em prol das memórias culturais de nossa história”, completou o professor Daniel Ferreira.