Essa ativista das Alagoas dos Palmares veio ao Rio , como uma das pretas homenageadas no I Encontro Nacional das Rainhas Nzingas, que acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de julho.

O I Encontro conta com a participação de estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas,Rio de Janeiro e municípios.

Receber essas homenagens é muito legal, porque reconhece histórias e lutas, entretanto, porém, todavia, contudo conhecer a Jaçana se constitui um prêmio incomensurável. Vai lendo o que essa moça carioca, de Niterói, falou para essa ativista:

-"Há muito tempo lhe acompanho no seu Facebook, e  sempre procurei do meu cantinho aprender com você. Sempre tive o sonho de lhe conhecer pessoalmente. Hoje foi um lindo presente, para mim emocionante, porque você sempre foi uma mulher que me inspirou e sempre me ensinou. Mesmo de longe. Gratidão pelo encontro. Estou honrada E sua existência transforma  minha vida, amplia minha percepção, só me inspira seguir."-diz.

Jaçanã  faz  assistência social com a população de rua, Coordenadora na Sede dos Conselhos Vinculados e Centro de Educação Permanente do SUAS e, é coordenadora na Prefeitura de Niterói. É do movimento de mulheres negras, mestranda na Fio Cruz curso de formação em saúde pública, além de pesquisadora de   comunicação na UERJ, dentre outras questões.

-Sou  uma pessoa que estuda negritude e relações raciais, e fico, quando posso, na internet aprendendo com  pessoas que me influenciam positivamente e você é uma delas- finalizou a moça..

No Encontro Nacional das Rainhas Nzingas, que acontece no Rio de Janeiro  essa ativista ganhou um prêmio que vale mais que ouro, o respeito da preta Jaçanã Lima.

Pura gratidão!

Ubuntu!

*Histórias do Rio