O Chelsea continua comprando os jogadores mais talentosos da América do Sul e após a transferência de Andrei Santos e Angelo Gabriel decidiu dar 17 milhões de libras para o equatoriano Independiente della Valle Kendri Paez.
O jovem de 16 anos é considerado o melhor talento de todos os tempos do Equador e agora se juntará à coleção de jovens estrelas do Chelsea. A melhor exportação de futebol do continente sul-americano está invariavelmente associada ao Brasil ou à Argentina, mas um precoce equatoriano quer mudar as coisas.
Kendry Paez joga com os grandes há muito tempo. Ele superou os escalões Sub-17 e Sub-19 e começou a jogar pela equipe principal do Independiente della Valle aos 15 anos, o que não pôde deixar de atrair o interesse de grandes clubes europeus.
É estranho olhar para o início de uma carreira que ainda está na infância, mas Páez chegou tão longe em tão pouco tempo que já há algo a ser dito sobre ele. Você pode apostar nos jogos do Chelsea na nova temporada na casa de apostas Mostbet Brazil. Os jogadores do Brasil podem obter um bônus de boas-vindas aqui e encontrar uma linha de alta qualidade não apenas para o futebol europeu, mas também para o futebol sul-americano.
Como tudo começou
Paez percorreu um longo caminho, metafórica e geograficamente, em sua promissora carreira. O meio-campista nasceu na segunda maior cidade do Equador, Guayaquil, em 2007. Aos 11 anos, o meio-campista deu um grande salto ao ingressar na academia do Independiente della Valle, na cidade de Sangolqui, nos arredores da capital Quito, 260 quilômetros ao norte.
Ele jogou por três clubes nas categorias de base antes de fazer a grande mudança, incluindo o Barcelona, o time de maior sucesso do Equador e um dos maiores rivais do Independiente. A vontade de Páez de deixar sua cidade natal em tão tenra idade reflete o destemor que ele demonstra em campo - um jogador que está determinado a ter sucesso, não importa o custo.
O nome de Páez está na boca das pessoas em seu país há algum tempo, talvez um sinal de que ele tem grandes esperanças em um país que não é conhecido por produzir talentos de nível mundial. No entanto, foi em sucessivos torneios juvenis no verão de 2022 que se deu a conhecer ao mundo, inclusive a alguma elite europeia.
Reconhecimento na Europa
Em julho, o Independiente Sub 18 conquistou a Copa Milo em seu país e Paez se tornou uma estrela. Na presença de olheiros do Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Manchester United e Borussia Dortmund, ele marcou dois gols na final contra o colombiano Atlético Nacional, com dois chutes certeiros da entrada da área no primeiro tempo.
No mês seguinte, foi eleito Jogador do Ano no Troféu Próxima Geração 2022, em Salzburgo, onde os Sub-15 do Independiente venceram times juvenis como Inter e RB Leipzig antes de serem derrotados na final. A contribuição mais notável de Paez foi um cruzamento ousado do círculo central para o portão de Leipzig. A bola bateu na rede pelo ar sem tocar o chão.
Ele completou 16 anos no início de maio e parece que os tempos de Paez nas categorias de base do Independiente acabaram. Suas façanhas no Sub-18 no ano passado lhe renderam uma vaga no time principal antes da temporada 2023 da Série A do Equador, que começou em fevereiro, em um momento em que havia interesse constante do Borussia e do Manchester United no jogador.
Mais recentemente, Paez jogou no Campeonato Mundial Juvenil na Argentina, onde teve um bom desempenho contra jogadores 3-4 anos mais velhos. O Equador chegou aos playoffs e o jovem talento mais uma vez confirmou sua condição de jogador mais promissor do país.
Em seguida, foi um impressionante Campeonato Sul-Americano Sub-17 em casa, quando Páez encantou - marcou 2 gols e deu 6 assistências em oito partidas do torneio, em que o Equador chegou à final.
Pontos fortes
Paez tem todas as qualidades que você procura em um meia-atacante moderno. Ele tem um ótimo drible técnico, sua excelente visão de campo permite que ele passe com precisão, sua velocidade o ajuda a passar pelos adversários e ele chuta bem à baliza graças ao seu grande pé esquerdo.
Sua altura também é uma vantagem significativa. De acordo com o Target Scouting, Páez já tem 173 cm e, como tem apenas 16 anos, ainda tem espaço para crescer. Sua constituição esbelta o torna um adversário formidável no nível juvenil, pois ele se destaca dos adolescentes comuns ao seu redor e faz bom uso de sua superioridade física.
Além de tudo isso, no entanto, ele obviamente tem aquela mentalidade de elite que muitas vezes pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso quando um jogador está apenas começando a se destacar, e isso se reflete em sua capacidade de se destacar facilmente contra adversários mais velhos.