Na última segunda-feira, 03 de julho, a rede municipal de ensino de Junqueiro-AL inaugura o segundo semestre do ano letivo de 2023 com a IV Jornada Pedagógica, sob o tema Avaliação como ferramenta pedagógica: perspectiva do processo avaliativo nos dias atuais à luz da BNCC, RECAL e RCM. Momento importante para que cada unidade escolar planeje o percurso pedagógico do último semestre do ano.
A escolha da temática, para a segunda parte do ano letivo, leva em consideração as importantes avaliações externas que acontecerão em âmbito municipal, estadual e nacional que compõem o SAEB. Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O SAEB permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Assim, tendo a "avaliação" como temática principal, a IV Jornada Pedagógica superou-se como importante diálogo entre o tema e sua significação real. Pois é sabido que a avaliação não se constitui somente como um conceito teórico ou que esteja ligada diretamente aos processos educacionais, mas sim ser pertencente a processos de formações, a concepção de educação, de sociedade.
A IV Jornada Pedagógica foi também o momento expor a valorização e reconhecimento do trabalho docente de Junqueiro. A Secretária Jannesmar sorteou notebooks e diversos kits de livros. "Essa premiação é o mínimo que podemos trazer para os docentes de Junqueiro junto a essa formação pedagógica. O compromisso do Prefeito Leandro Silva e da Gestão Um Novo Tempo com a educação está expresso nos 48,39% de reajuste salarial repassado aos professores do município nesses 30 meses de governo", ressaltou Jannesmar.
Como fora tratado, o evento aconteceu à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do RECAL (Referencial Curricular de Alagoas) e do RCM. No Referencial Curricular Municipal (RCM), fica claro: "[...] é importante que a avaliação ocorra de forma contínua, que possa captar o desenvolvimento do educando, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem em relação à programação curricular. Como prática de investigação, a avaliação deve, de forma dialógica, identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades" (JUNQUEIRO, 2022). Sendo assim, "desde o primeiro bimestre estamos trabalhando com as formações continuadas de 1° e 2° ano no ciclo de alfabetização. É um trabalho focado na ludicidade. Avaliamos o que o aluno traz consigo e o que necessita aprender. Estamos trabalhando as sequências didáticas e as professoras estão colocando em prática de forma lúdica e de forma diversificada. O avanço na aprendizagem pode ser constatado hoje, com as apresentações dos alunos do 1° ano A e B da EMEF Divina Luz", ressaltou a Coor. Anos Iniciais, Valdene Silva Santos.
A avaliação não deve ser vista apenas como uma forma de medir o desempenho dos alunos, mas sim como uma ferramenta para orientar a prática pedagógica e promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Para Jane Clécia Ribeiro, "a avaliação deve ser entendida como àquela ferramenta que permite uma construção cada vez mais efetiva de que somente pelo viés da educação nós transformamos a nós mesmos e ao que está ao nosso redor", concluiu a Gerente de Ensino SEMED.
A BNCC define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. "É com muito orgulho que digo: nosso trabalho foi exposto hoje com a apresentação dos nossos alunos para a plateia que veio ao evento. Todo nosso trabalho está avalizado na alfabetização e letramento a partir da ludicidade. Trabalhamos: trava-línguas, parlendas, quadrinhos, textos de acumulação e de repetição. Letrando os alunos dentro da sonoridade, visto que a sonoridade é o principal alfabeto dentro da consciência fonológica. Estes são os primeiros passos para uma excelente alfabetização. Agradeço imensamente a Coor. Claudeane e a Profa. Niedja pela parceria, dedicação e por compartilhar os saberes e fazeres com nossos alunos do 1° ano "A" e do 1° ano "B" da Escola Divina Luz", citou a Profa. Flora Duarte.
O governo Leandro Silva, através da Secretaria de Educação, propõe momentos formativas que desafiem os professores a pensar suas práticas e mudar suas ações. Buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas de modo a favorecer mudanças no cenário educacional e social. "Formação é sempre gratificante, independente de qual nível em que você professor, esteja. Todos nós precisamos melhorar, no sentido de que melhoria é conhecimento, conhecimento é poder. Então todas as vezes que a gente participa de um momento como esse, é válido e vai ser sempre válido na carreira. O evento foi maravilhoso e eu falo como formadora. A Secretaria de Educação, na pessoa do Prefeito Leandro, está de parabéns pela formação, orientação e acompanhamento pedagógico. Tudo isso num mesmo pacote, contribuindo e muito na evolução de Junqueiro, sempre", ponderou Ieda Batista Gomes, Formadora de Língua Portuguesa SEMED.
PROGRAMAÇÃO:
Local – Clube Municipal
Horário – 7:30 às 13:30h
Público – Professores, recreadores, auxiliares de sala e monitores
Quantidade – 550 pessoas
7:30h – Apresentação de grupo musical regional
8:15h – Fala da Secretária Jannesmar
8:20h – Apresentação do Plano Municipal de Alfabetização e Letramento
8:40h – Palestra – Cláudia Cristina
9:40h – Formação de grupos de estudo
Coffee Break (reforçado)
10:30h – Formação por área de Ensino
(EMEB Nossa Senhora Divina Pastora)
13:30h – Término
¹SAMUEL DA SILVA BRITO – é professor efetivo da rede pública de Junqueiro-AL (há 23 anos) e da rede pública de Arapiraca-AL (há 10 anos)