Governadores já começaram a chegar a Brasília para um café da manhã com presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), nesta quinta-feira (21). O intuito da convocação feita pelo alagoano é acalmar os ânimos e as disputas em torno da proposta de reforma tributária.
No centro do embate entre os estados, está a possível criação do Fundo de Desenvolvimento Regional — mecanismo de compensação a estados e municípios pelo fim de benefícios fiscais. O governo federal chegou a cogitar R$ 50 bilhões para amenizar as perdas de arrecadação com as novas regras em discussão na reforma.
O café da manhã com os governadores está previsto para ocorrer na residência oficial da Câmara e deve começar às 09h30. A expectativa é que dure 2 horas.
Até o momento, 22 governadores estão confirmados, entre os quais Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).
Interlocutores de Lira afirmam que o único governador que declinou o convite foi Carlos Brandão, do Maranhão, que também não deverá enviar representante ao encontro.