Vários políticos alagoanos usaram as redes sociais nesta segunda-feira (19) para repercutir o feminicídio de Mônica Cavalcante, de 26 anos, ocorrido na madrugada de ontem, em São José da Tapera, minutos depois de a vítima ter gravado vídeos, no celular, nos quais conta que vivia uma relação abusiva e atribui seu assassinato iminente ao marido, Leandro Pinheiro.
O deputado federal Fábio Costa divulgou imagens do suspeito, que está foragido, e pediu que a população ajude a polícia a localizar o “covarde delinquente que precisa ser preso o mais rápido possível”, por meio do Disque Denúncia, 181.
O parlamentar voltou a falar ainda sobre a necessidade de endurecer a legislação penal.
Outros políticos também usaram as redes sociais para falar sobre o caso que ganhou repercussão nacional. Confira algumas das falas:
Deputado federal Alfredo Gaspar:
“Hoje, Alagoas se deparou com um terrível crime. O vídeo de uma mulher pedindo socorro viralizou nas redes sociais, infelizmente, apenas após sua morte. Quantas mulheres pedem socorro e não são ouvidas? Quantas mulheres precisarão morrer para que as leis se tornem mais rígidas? Esse covarde merece punição exemplar! Logo no início do mandato, junto à deputada Silvye Alves, propus um projeto de lei para prender preventivamente homem que ameaça mulher. Precisamos punir esses agressores antes”.
Deputado federal Isnaldo Bulhões:
“Monica foi brutalmente assassinada a tiros em S. José da Tapera. Gravou áudios e vídeos em um celular que deixou para que quando encontrassem, a sociedade soubesse a realidade de ameaças e riscos que vivia. Revoltante convivermos com feminicídio”.
Deputado federal Marx Beltrão:
“Mais uma morte anunciada. Mais um feminicídio. Mais um pedido de socorro que só foi ouvido tarde demais. O vídeo da mulher que viralizou depois de sua morte é chocante e revela o quanto precisamos avançar nos mecanismos de proteção à mulher. Este assassino precisa de punição rigorosa. Tenho proposto e defendido uma legislação mais dura e efetiva, como o PL 404/23, que prevê monitoração eletrônica de agressores. É possível evitar tragédias evitáveis. Minha solidariedade à família e amigos”.
Deputada estadual Fátima Canuto:
“Ainda há muito o que lutar pela proteção da vida das mulheres. Mais um caso de feminicídio que choca e revolta Alagoas, dessa vez, contra uma mulher de 26 anos. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mônica Cristina.”.
Deputado estadual Ronaldo Medeiros:
“Mais um caso de feminicídio em Alagoas, agora em São José da Tapera. A vítima foi assassinada, segundo as recentes informações, pelo ex-companheiro e chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais antes de morrer. Precisamos superar essa cultura de que homens tem poder sobre as mulheres. Tenho certeza que as forças de segurança de Alagoas encontrarão o responsável por esse crime”.