Na quarta-feira, 07 de junho, uma comissão do OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial, uma instancia do movimento social negro, em Alagoas esteve reunida com Nelson Mendes, chefe de gabinete da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, devido a impossibilidade do presidente, João Jorge, que estava em agenda com a ministra, Margarete Menezes.

A comissão do Observatório formada pelo Instituto Federal de Alagoas, Conselho Estadual de Educação e Instituto Raízes de Áfricas participou de uma conversa  boa e substantiva. 

Pontuamos questões diversas, desde a situação do Memorial Negro ao, imprescindível, olhar esticado para os quilombos alagoanos.

Falamos sobre o abandono do Espaço Abdias Nascimento e sugerimos um curso específico de guia turístico para  quilombolas.

Lula Domingos do IFAL expos algumas inconsistências, quando da visita de seus alun@s a Serra da Barriga.

Nelson ouviu todas as demandas e afirmou que Alagoas está no radar como uma das prioridades da gestão da Palmares:

-Estamos organizando o projeto Diálogos Palmarinos visando promover a escuta nos quilombos, como também um mapeamento- acresceu à conversa.  

E no final propôs a realização de uma videoconferência aberta a entidades, representações dos povos de terreiros, quilombolas, movimento negro, movimentos culturais e etc e etc.

-Assim a gente pode reunir as instituições e criar uma pré-agenda, discutindo, antecipadamente os temas para visita presencial do presidente da Palmares, em Alagoas, como também pensar, coletivamente, a organização do novembro negro- disse Nelson.

E, em nome da Fundação Cultural Palmares-Brasília, o OEPPIR-AL convida para videoconferência preparatória do novembro negro e outras conversas, que  acontece na sexta-feira, 16 de junho, às 14 horas no Auditório da Defensoria Pública Estadual- Av. Fernandes Lima, 3296, Gruta de Lourdes (em frente à Equatorial).

Apareça!

Mais informações: (82) 98827-3656