Em missão, em Brasília, no período de 06 a 09 de junho, o OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial, uma instância do movimento social negro, em Alagoas, esteve na tarde dessa quarta-feira, no Ministério da Igualdade Racial, em Brasília.

O intuito do encontro foi uma conversa, mais aproximada, com Anielle Franco, a ministra da Igualdade Racial.

Durante a conversa, essa ativista, que está a frente da presidência OEPPIR-AL, solicitou apoio da ministra para o conjunto de ações estratégicas do Observatório no enfrentamento as iniquidades sócio-étnicas, como, também, para a realização do  I Encontro de Mulheres Pretas Parlamentares, ou o Pretas no Poder, que acontece, em agosto,como parte integrante do da 10ª Bienal Internacional do Livro, em Alagoas- Centro de Convenções, dentre outras questões.

Simpática, a ministra  ouviu, atentamente, as demandas dessa ativista e, ao garantir apoio, fez os encaminhamentos para assessoria.

Após a saída da ministra, a reunião de trabalho iniciada pela secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ieda Leal teve prosseguimento.  

O OEPPIR-AL é composto por diversas instituições e na comissão representada na missão, em Brasília,  tem o Instituto Raízes de Áfricas, Instituto Federal de Alagoas e o Conselho Estadual de Educação.

A agenda de articulação em Brasília do conta com o apoio de Jó Pereira, IFAL, SEDUC-AL.