Na próxima sexta-feira, dia 9, Porto de Pedras/AL estará festejando seus 102 anos e que a grande notícia que o município recebeu nesta segunda-feira, 5, justamente Dia Mundial do Meio Ambiente, é que a Praia do Patacho, mais uma vez, através de um júri nacional conquistou a renovação do Selo Bandeira Azul.
O Selo Bandeira Azul é um programa que visa conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil se reuniu na última terça-feira, dia 30 de maio, em Santa Catarina, sobretudo para avaliar a inscrição de 48 candidatos a receber a certificação que atesta práticas sustentáveis realizadas em praias, marinas e embarcações de turismo.
A divulgação do resultado foi nesta segunda-feira, onde a Praia do Patacho aparece entre as 34 praias do Brasil. Isso quer dizer que Patacho está entre as recomendações para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.
No Nordeste, apenas seis praias estão entre as 34 do país. São quatro da Bahia, uma do Ceará e a praia do Patacho em Porto de Pedras, aqui em Alagoas.
Critério
Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).