O senador Renan Calheiros (MDB-AL) ganhou um novo quadro no Salão Nobre do Senado Federal, onde ficam expostas pinturas dos ex-presidentes da Casa Legislativa. O antigo quadro foi destruído no ataque golpista de 8 de janeiro.

Acontece que esse novo quadro tem alguns detalhes diferentes do primeiro, rasgado com um grande corte da altura da testa até a gravata da pintura que representa Renan Calheiros.

O novo quadro do ex-presidente do Senado tem mais cabelos e entradas menos profundas. Isso porque a antiga moldura era de antes de 2013, data em que Renan Calheiros realizou um implante capilar.

A tela foi refeita pelo artista plástico Urbano Vilella, que alterou apenas o grau de calvície do ex-ministro. O terno, a gravata, a armação do óculos e o sorriso continuam o mesmo da pintura original. A cerimônia para reabertura da galeria com as pinturas de senadores que foram presidentes aconteceu nesta quinta-feira (25/5).

 Renan Calheiros foi alvo de uma polêmica, quando fez um implante capilar, há dez anos. Na época, a coluna Coluna Painel, da Folha de S. Paulo, revelou que Renan usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o implante capilar (10 mil fios de cabelo) em Recife (PE). Renan era presidente do Senado e acabou tendo que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 27 mil, o equivalente à viagem indevida.