O OEPPIR-Al, é o Observatório Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial, uma instância do movimento social, em Alagoas
A UNCME/AL,é a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação
No 25 de maio, a UNCME reuniu em Oficina de Formação, 12 municípios alagoanos, que ainda não tem Conselhos formados.
Inhapi, Jacaré dos Homens,Colonia de LeopoLdina,Dois Riachos, Barra de Santo Antonio, São José da Tapera, Maravilha, Canapi, Poço das Trincheiras, Mata Grande, São Brás,Major Isidoro, Carneiros.
Marly Vidinha é presidenta da UNCME, em Alagoas e convidou essa ativista, presidenta do OEPPIR-Al, para uma fala , na abertura da oficina, sobre a singularidade da data de hoje, Dia de África.
Essa ativista fez uma conversa focada na urgente necessidade da implementação da Lei Federal Nº 10.639/03 e a Lei Estadual n 6.814/07 , como elos essenciais na pauta da educação antirracista.
E aproveitou o ensejo para discutir a proposta de inserção de Câmara Temática Racial, nos Conselhos de Educação.
Câmaras Técnicas são instâncias encarregadas de aprofundar a discussão sobre determinados temas com o objetivo, entre outros, de contribuir para a formulação de políticas públicas, emitir pareceres e acompanhar permanentemente o desenvolvimento do tema.
A proposta é inédita e nasce do diálogo do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial com Jó Pereira, secretária de educação do município de Maceió e outr@s secretári@s de educação.
Marly Vidinha, a presidenta, asseverou do interesse da UNCME/AL de encampar a proposta, com ações robustas de enfrentamento, ao racismo institucional e estrutural no campo da educação.
Salve!