Pesquisa realizada pela empresa Strategio na capital ouviu a opinião dos maceioenses sobre vários assuntos, entre eles o pleito eleitoral de 2024 e a avaliação das gestões federal, estadual e municipal, conforme já divulgado pelo CadaMinuto.

Nesta terça-feira (22), trazemos mais uma parte do levantamento, dessa vez sobre a avaliação da atuação dos políticos de Alagoas em relação à tragédia ambiental do afundamento do solo em vários bairros; o interesse por política e a abertura ou não de ruas no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

Foram ouvidas 835 pessoas, nos dias 05 e 06 de maio, em 23 bairros da capital. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3.39%. 

Bairros afundados: 68,26% desaprovam atuação de políticos

Para a pergunta, “Como você avalia a atuação dos políticos alagoanos em geral, em relação ao problema do afundamento do solo nos bairros Pinheiro e vizinhos, causado pela empresa Braskem?”, 45,39% dos entrevistados responderam: “Péssima atuação, eles estão sendo omissos e não estão fazendo nada para ajudar as pessoas afetadas”; seguido de 22,87% que classificaram a atuação de “ruim, eles não estão se empenhando e muitas pessoas ainda estão sofrendo”.

Para 17,01% a atuação é boa, “eles estão fazendo um esforço, mas poderiam fazer mais para resolver o problema e ajudar as pessoas”; e somente 3,83% das pessoas ouvidas responderam “ótima atuação, eles estão tomando as medidas necessárias para resolver o problema e ajudar as pessoas”. Não souberam ou não responderam, 10,90% dos entrevistados.

Vera Arruda: divisão e desconhecimento

Diante do questionamento “A Prefeitura de Maceió anunciou que pretende abrir quatro ruas na região do Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, você diria que:”, 28,62% responderam que concordam, “pois, abrir as ruas vai melhorar o trânsito na região”; contra 22,16% que discordam, “porque o projeto não vai melhorar o trânsito na região e vai causar problemas para os frequentadores do local”.

Logo em seguida, 21,20% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar sobre o projeto;  17,25% não souberam opinar e 10,78% não responderam. 

Desinteresse por política

Já quando perguntados “o quanto você avalia o seu interesse por política?”, o resultado (abaixo) mostrou que quase 70% das pessoas ouvidas têm pouco ou nenhum interesse.

Nada interessado: 35,45%

Pouco interessado: 33,89%

Interessado: 16,29%

Muito interessado: 11,14%

Não responderam: 3,23%

O estudo ouviu 835 pessoas, tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3.39 pontos percentuais.

A Strategio

A Strategio Inteligência, Pesquisa e Desenvolvimento é uma organização fundada em 2021, atuando no ramo da pesquisa de opinião, da análise de dados e do diagnóstico e desenvolvimento de políticas públicas. Possui uma equipe multidisciplinar com profissionais especializados, mestres e doutores, nas áreas de Economia, Sociologia, Direito, Ciência Política, Serviço Social, Política e Governança Pública.

Em 2022 a empresa já figurou no cenário político das eleições no Estado, realizando pesquisas internas para diagnóstico político e eleitoral de candidatos a deputado estadual, deputado federal e governador de Alagoas.