Alessandra Hora, presidente da Associação Famílias de Anjos (AFAEAL), usou as redes sociais nesta sexta-feira (12) para lamentar a ausência de representantes dos conselhos da Pessoa com Deficiência e do Idoso na frente de honra da segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027.

O evento está acontecendo hoje, no Centro de Convenções, em Jaraguá, com a presença dos ministros Renan Filho (Transporte); Simone Tebet (Planejamento); e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência). O PPA discute as prioridades do governo para os próximos quatro anos, em plenárias participativas.

“Queríamos participar, contribuir com as discussões para execução das políticas públicas destinadas às pessoas que mais precisam, mas são invisíveis. Várias pessoas, parlamentares, executivos, entre outras, foram chamadas para frente de honra, mas ninguém do Conselho da Pessoa com Deficiência e do Conselho do Idoso. Isso é um desrespeito”, desabafou Alessandra, em vídeo divulgado nas redes sociais. 

“Como se debate a construção de um plano plurianual para execução de políticas públicas se esse pessoal não está incluso? Isso para mim é uma tragédia. Essas pessoas são invisíveis e continuam assim, infelizmente”.

Durante o evento hoje, a ministra Simone Tebet pontuou "que esse vai ser o PPA mais participativo da história porque vai ser digital e qualquer jovem idoso, aposentado, trabalhador, pode entrar na plataforma e dizer o programa que quer”.