Você conhece a estátua homenagem à Mãe Preta, ou, um pouquinho de logradouros ou monumentos que falam da história negra de Maceió, capital do estado cujo luta centenária contra o escravagismo é a grande referência?
Quase nada, não é?
Mas, não se avexe não, assim como você, o desconhecimento é quase geral.
Para trazer luz a memória da história e referendando o 13 de maio( Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo e da Abolição Inconclusa), e o Dia das Mães, o Instituto Raízes de Áfricas e a Prefeitura de Maceió , através, da Secretária Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, (SEMUC)realizam, no sábado o Circuito Afro " Maceió Tem Mãe Preta.”
O Circuito Afro"" Maceió Tem Mãe Preta” é uma maneira simples de aproximar mulheres pretas de suas próprias histórias, reafirmar lutas seculares, substantivar a memória e legado das mães pretas, a partir doconhecimento/reconhecimento da Escultura da Mãe Preta, localizada na praça 13 de maio, bairro do Poço.
A estátua da Mãe Preta foi inaugurada em 1968, pelo então prefeito Divaldo Suruagy, com o objetivo de chamar a atenção para a importância das mulheres pretas, na formação do país.
Em um ônibus, guiado pela história, o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, percorrerá logradouros em Maceió fazendo o reconhecimento do patrimônio afro-cultural, oportunizando o cultivo da memória comum, da história e dos testemunhos do passado, base da resistência negra.
E essa história tem roteiro...
Tem a Praça Zumbi dos Palmares, um porto importante de desembarque de escravizad@s, em Alagoas, centro da cidade.
Tem os Baobás da Praça do Skate, Corredor Vera Arruda, Parque da Mulher e da praça da Faculdade.
Tem a estátua de Ganga Zumba, obra do artista pernambucano José Faustino, ( inaugurada em 1984) se ergue na praça, do mesmo nome, junto à praia de Cruz das Almas, dentre outros lugares.
E por fim, um abraço coletivo à estátua de Mãe Preta fecha a rota de visitação
No 13 de maio, o Instituto Raízes de Áfricas e a Prefeitura de Maceió realizam o Circuito “Maceió Tem Mãe Preta”
Vem com a gente!