Na manhã de segunda-feira, essa ativista foi recepcionada à porta do gabinete, Caroline, em pé, se postou, gentilmente, à espera.
Uma gentileza acolhedora.
Entramos, e logo após, chegou mais gente.
-Arísia convidei toda minha equipe para saber em qual superintendência podemos te atender- disse ela.
Essa ativista e agradeceu o gesto e após pontuar algumas questões periféricas, elencou a Superintendência do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.
E falamos do experenciar no aprendizado da constituição do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, e dos espaços ocos da pauta do antirracismo que precisam ser ocupados.
Gestora movida pela praticidade, ela retrucou:- Concordo com tudo que você diz, Arísia, mas vamos traçar um plano de ação para alinhar nossa parceria.
Uma das coisas que já podemos fazer é incluir os dados raciais em nosso Observatório Econômico- arrematou.
Bingo!
Logo depois saiu para outra reunião e essa ativista subiu escadas para novo diálogo, agora com membros da Superintendência do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária representante do Observatório Econômico da Sedics.
Ao encontrar as novas pessoas a pergunta foi inevitável:- Mas, não tem gente preta, aqui?
E, Rodrigo Theotonio, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, afirmou -Estávamos falando disso, agora a pouco, mas, já, já preencheremos essa lacuna-asseverou.
Todo institucionalidade carece questionar o quanto de diversidade étnica existe nos espaços.
Igualdade e Equidade!
Conversamos uma conversa boa, agradável, aprofundamos o debate, com uma robusta troca de impressões e, fechamos com um encontro marcado na agenda entre o Observatório Econômico da SEDICs e o Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial,
Um passo de cada vez.
Obrigada, Caroline Balbino, secretária de Estado do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços, e equipe, pelo acolhimento, respeito ao nosso ativismo e aos compromissos firmados.
O encontro foi muito bom e extremamente produtivo.
Obrigada!